Pessoas com mais de 60 anos chefiam 21,6 milhões de lares no Brasil

Levantamento aponta que idosos estão à frente de 32% dos domicílios e concentram papel importante na renda e nas decisões financeiras familiares.

Foto: Arquivo / Agência Brasil.

Pessoas com 60 anos ou mais são responsáveis pela gestão de 21,6 milhões de domicílios no Brasil, o equivalente a 32% do total. Os dados integram o levantamento “Geração 60: Moradia e Arranjos Familiares”, elaborado pela Nexus com base na Pnad Contínua 2025, do IBGE.

Além da chefia dos lares, a pesquisa mostra que a população com mais de 60 anos exerce forte influência sobre o orçamento doméstico. Em 87% dos domicílios onde vivem idosos, eles participam diretamente das decisões financeiras, seja como responsáveis pelas contas ou na gestão compartilhada.

A renda média mensal desse grupo chegou a R$ 3.865,00, a maior entre as faixas etárias analisadas. Apesar disso, o rendimento dos idosos caiu 4% em termos reais, enquanto a renda média da população em geral avançou 13%.

O levantamento também destaca a predominância feminina na chefia dos lares. Em 2025, 11,7 milhões de mulheres com 60 anos ou mais eram responsáveis pelos domicílios, contra 9,9 milhões de homens.

Os números reforçam o protagonismo econômico da população idosa, mas especialistas alertam que a responsabilidade pela manutenção financeira das famílias pode resultar em sobrecarga e informalidade para quem continua trabalhando após a aposentadoria.

Fontes: Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados; IBGE/Pnad Contínua 2025

Entre no nosso canal de WhatsApp e receba notícias em tempo real, Clique aqui

Inscreva-se em nosso canal no Youtube, Clique aqui

Comentários



    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Comentar