Um estudo conduzido no Hospital Federal de Ipanema apontou que a radiofrequência é eficaz no alívio da dor crônica causada pela osteoartrite de joelho. A pesquisa acompanhou pacientes que aguardam cirurgia de prótese pelo Sistema Único de Saúde e mostrou melhora significativa na dor e na mobilidade.
A pesquisa, publicada na revista científica Acta Ortopédica Brasileira, comparou a radiofrequência convencional com a infiltração intra-articular de corticosteroide. Ao todo, foram avaliados 71 joelhos durante seis meses.
Os resultados indicaram que os pacientes tratados com radiofrequência apresentaram desempenho superior ao grupo que recebeu corticoide. Após o acompanhamento, mais de 76% dos participantes relataram redução significativa da dor, além de melhora na funcionalidade e na mobilidade.
Técnica minimamente invasiva
A radiofrequência utiliza energia térmica para atuar nos nervos geniculares, responsáveis pela transmissão da dor no joelho. O procedimento é considerado minimamente invasivo e tem como objetivo aliviar os sintomas, preservar a capacidade funcional e melhorar a qualidade de vida dos pacientes enquanto aguardam a cirurgia.
No Hospital Federal de Ipanema, a técnica é utilizada há cerca de cinco anos no tratamento de dor crônica relacionada à artrose de joelho, artrose de quadril e dor lombar de origem facetária.
Além de confirmar a eficácia do tratamento, o estudo identificou fatores clínicos e radiográficos que podem influenciar a resposta dos pacientes, contribuindo para o aprimoramento dos critérios de indicação da radiofrequência na ortopedia.
Fonte: Hospital Federal de Ipanema / Ministério da Saúde / gov.br
Entre no nosso canal de WhatsApp e receba notícias em tempo real, Clique aqui
Inscreva-se em nosso canal no Youtube, Clique aqui
Comentários