A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos, foi homenageada com a medalha de honra ao mérito na categoria Contribuição Honorífica, concedida pelo Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA), na tarde de quarta-feira (27), em Salvador.
A entrega da comenda ocorreu durante a abertura da Semana da Defensoria Pública da Bahia 2026, realizada no Porto Salvador, no bairro do Comércio, reunindo autoridades do meio jurídico, gestores públicos e servidores da instituição.
Durante a solenidade, Ivana Bastos foi destacada pela defensora geral da DPE/BA, Camila Canário, que ressaltou sua atuação institucional e o apoio às ações da Defensoria Pública no estado. Segundo ela, o trabalho da parlamentar tem sido fundamental para o fortalecimento de políticas de acesso à justiça e garantia de direitos.
A defensora geral também destacou o papel histórico da presidente da ALBA como a primeira mulher a ocupar o comando do Legislativo baiano, apontando sua trajetória como referência para outras mulheres na política e na vida pública.
Ao receber a homenagem, Ivana Bastos agradeceu o reconhecimento e afirmou que a conquista é resultado de uma construção coletiva, marcada por apoio, parcerias e desafios ao longo da vida pública. Ela também ressaltou a importância da Defensoria Pública na proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade e na promoção da cidadania.
A parlamentar destacou ainda o simbolismo da honraria, ressaltando o papel das mulheres na construção de espaços de liderança e no fortalecimento das instituições públicas.
Instituída em 2008, a medalha de honra ao mérito da Defensoria Pública da Bahia reconhece defensores, servidores e personalidades que contribuem de forma relevante para o fortalecimento da instituição e para a democratização do acesso à justiça.
Além de Ivana Bastos, outras personalidades também foram homenageadas em diferentes categorias durante a cerimônia, em reconhecimento a atuações institucionais, profissionais e de apoio à gestão e aos serviços prestados à população.
Fonte: Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) / Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA)
Entre no nosso canal de WhatsApp e receba notícias em tempo real, Clique aqui
Inscreva-se em nosso canal no Youtube, Clique aqui
Comentários