Hospital de cirurgias eletivas de Guanambi inaugura moderno centro cirúrgico após longa espera da população

Agora, com o início das cirurgias eletivas, espera-se uma significativa diminuição na fila de espera por procedimentos, além de proporcionar maior comodidade e segurança aos pacientes.

Centro cirúrgico. Foto: Ascom PMG.

Um marco histórico para a saúde do município de Guanambi foi celebrado neste sábado (4), com a inauguração do Centro Cirúrgico do Hospital Municipal de Guanambi (HMG). Após um ano e três meses desde a entrega do hospital à população, finalmente a sala de cirurgia está pronta para atender pacientes que necessitam de procedimentos eletivos. Com investimentos que ultrapassam R$ 2 milhões, a nova estrutura representa um grande avanço no atendimento à saúde local.

Um salto na capacidade de atendimento

A inauguração contou com a presença do prefeito Nal Azevedo, do diretor do HMG, Dr. Agostinho Lira, da enfermeira chefe Adriana Freitas e do secretário de saúde, Edmilson Júnior. A nova estrutura conta com 10 leitos e capacidade para realizar até 200 cirurgias eletivas por mês, incluindo procedimentos de baixo e médio risco, como cirurgias ortopédicas, vasculares (varizes), otorrinolaringologia, hérnias, vesículas e histerectomias. Além de beneficiar a população com maior agilidade no atendimento, o centro reduzirá os custos com contratação de serviços da rede privada, prática utilizada nos últimos anos.

Investimentos e colaborações

O Centro Cirúrgico do HMG é fruto de um esforço conjunto. A aquisição dos equipamentos modernos foi viabilizada por uma Emenda Impositiva do ex-deputado Luiz Augusto, resgatada pelo deputado estadual Felipe Duarte. O recurso, no valor de R$ 1,1 milhão, foi complementado com novos investimentos da Secretaria Municipal de Saúde, totalizando mais de R$ 2 milhões. Quando a sede própria do HMG, atualmente em obras, for concluída, toda a estrutura será transferida, garantindo a continuidade do atendimento à população.

Equipamentos de ponta

A modernização da estrutura cirúrgica incluiu a aquisição de equipamentos fundamentais, como mesas cirúrgicas, autoclaves, bisturis elétricos, arcos cirúrgicos, aparelhos de anestesia e um grupo gerador, além de outros dispositivos necessários para o funcionamento pleno do centro.

Impacto para a população

A finalização do Centro Cirúrgico é uma resposta às demandas de saúde de Guanambi, que aguardava há anos por avanços nesse setor. Agora, com o início das cirurgias eletivas, espera-se uma significativa diminuição na fila de espera por procedimentos, além de proporcionar maior comodidade e segurança aos pacientes.

“Essa é uma conquista de todos. Nosso compromisso é continuar investindo na saúde, garantindo qualidade e acessibilidade para nossa população”, afirmou o prefeito Nal Azevedo durante a cerimônia de inauguração.

O Hospital de Cirurgias Eletivas foi inaugurando no dia 1º de outubro de 2023, ainda na gestão Nilo Coelho e Nal Azevedo. 

Comentários



    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Comentar