As denúncias de crimes cibernéticos no Brasil aumentaram 28,4% em 2025, totalizando 87.689 registros únicos, segundo dados da Central Nacional de Denúncias da SaferNet, divulgados nesta terça-feira (10) em alusão ao Dia da Internet Segura.
A maior parte das denúncias refere-se a imagens de abuso e exploração sexual infantil, com 63.214 notificações — a segunda maior marca já registrada pela organização. Para a SaferNet, o avanço do uso de ferramentas de Inteligência Artificial tem contribuído para a ampliação desse tipo de crime.
Na sequência aparecem as denúncias de misoginia e violência contra mulheres, com 8.728 casos, seguidas por apologia e incitação a crimes contra a vida (4.752) e racismo (3.220). Os registros de misoginia foram os que mais cresceram proporcionalmente, com aumento superior a 220% em relação a 2024.
Entre os tipos de crime monitorados, apenas a xenofobia apresentou queda no período. Já as denúncias de intolerância religiosa, LGBTfobia, neonazismo e maus-tratos a animais registraram crescimento. Os casos de tráfico de pessoas permaneceram estáveis.
A SaferNet também informou aumento de 39% nos atendimentos do Helpline, canal gratuito de apoio a vítimas de violência digital, que somou 2.254 atendimentos em 2025. A maior demanda envolveu exposição de imagens íntimas, além de questões ligadas à saúde mental, dados pessoais e golpes virtuais.
Os dados reforçam o alerta para o avanço da criminalidade digital no país e a importância da denúncia anônima, especialmente durante as ações do Dia da Internet Segura, que busca promover um ambiente online mais protegido e responsável.
Fontes: SaferNet Brasil / Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) / agência Brasil
Entre no nosso canal de WhatsApp e receba notícias em tempo real, Clique aqui
Inscreva-se em nosso canal no Youtube, Clique aqui
Comentários