Anvisa proíbe azeite de origem desconhecida e suspende venda de doce de leite e sal grosso

Produtos apresentaram irregularidades sanitárias; decisão foi publicada no Diário Oficial da União.

Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária/Divulgação.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da comercialização do azeite de oliva extravirgem da marca Terra das Oliveiras e suspendeu a venda de um lote de sal grosso Marfim e de doce de leite São Benedito. As medidas, publicadas no Diário Oficial da União (DOU), foram adotadas após a constatação de falhas graves, como origem desconhecida, ausência de identificação de lote e reprovação em testes laboratoriais.

Segundo a Anvisa, o azeite Terra das Oliveiras vinha sendo comercializado pela internet, por meio da plataforma Shopee, sem comprovação de procedência. Além disso, a empresa indicada no rótulo como importadora, JJ-Comercial de Alimentos, encontra-se extinta, o que motivou a proibição da fabricação, distribuição, venda e consumo do produto em todo o país.

Doce de leite e sal grosso A agência sanitária também suspendeu a comercialização do lote 901124 do sal grosso da marca Marfim, fabricado pela empresa M Gomes Praxedes, após o produto ser reprovado em teste que avaliou o teor de iodo, considerado insatisfatório. O lote deverá ser recolhido do mercado.

Já o doce de leite em pedaços da marca São Benedito, produzido pela JF Indústria Comércio de Doces e Laticínios, com data de fabricação em 25 de junho de 2025, foi interditado por não apresentar identificação de lote e por reprovação no teste de ácido sórbico, conservante utilizado para evitar a proliferação de microrganismos nos alimentos.

A Anvisa informou que procurou as empresas responsáveis pelos produtos Marfim e São Benedito, mas não obteve retorno até a publicação da decisão. A empresa associada ao azeite Terra das Oliveiras não foi localizada. O órgão orienta que consumidores evitem o consumo dos produtos citados e, caso tenham adquirido algum deles, suspendam o uso imediatamente.

Fontes: Agência Brasil / Diário Oficial da União

Comentários



    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Comentar