Inep divulga gabaritos do Enem 2025 após anulação de três questões por possível vazamento

Publicação foi antecipada em um dia após identificação de questões semelhantes às divulgadas em live na internet; caso será investigado pela Polícia Federal.

Foto: Angelo Miguel/MEC.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quarta-feira (19) os gabaritos e os cadernos de questões do segundo dia de provas do Enem 2025, aplicadas no domingo (16). O material já está disponível no portal do instituto, organizado por dia, cor dos cadernos e tipo de prova, incluindo versões adaptadas para leitores de tela.

A antecipação da divulgação — inicialmente prevista para quinta-feira (20) — ocorreu após o Inep identificar relatos de que questões semelhantes às da prova haviam sido apresentadas previamente durante uma transmissão ao vivo na internet. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, uma pessoa que participou do pré-teste teria exibido conteúdo similar, alcançando milhares de usuários. Como medida preventiva e para garantir isonomia, três questões foram anuladas.

O possível vazamento será investigado pela Polícia Federal, que recebeu determinação do MEC para apurar o caso e verificar quebra de confidencialidade. Apesar da anulação, o ministro assegurou que as outras 87 questões do segundo dia continuam válidas, assim como toda a prova e a redação.

No segundo dia, os participantes responderam a 90 questões de múltipla escolha: 45 de ciências da natureza e 45 de matemática. Além dos cadernos tradicionais, também foram disponibilizadas versões acessíveis para pessoas com deficiência visual, compatíveis com softwares como NVDA e Dosvox.

O Inep reforçou que o número de acertos não corresponde diretamente à nota final, que é calculada com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), metodologia que avalia a consistência e o nível de dificuldade das respostas.

As provas do Enem 2025 foram aplicadas em 165 mil salas, distribuídas por 1.805 municípios. Cerca de 70% dos 4,81 milhões de inscritos participaram dos dois dias de aplicação. Já a reaplicação está prevista para 16 e 17 de dezembro, com solicitações abertas até as 12h desta sexta-feira (21), exclusivamente na Página do Participante.

O material já está disponível no portal do Inep, na parte de provas e gabaritos.

Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)


Comentários



    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Comentar