O governador Jerônimo Rodrigues reuniu, na terça-feira (18), representantes dos consórcios públicos dos 27 territórios de identidade da Bahia no Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI), em Salvador. O encontro, que segue até esta quarta-feira (19), fez parte da programação dos “20 anos da Lei dos Consórcios Públicos”, evento que reúne gestores de diversas regiões do país.
A agenda teve como objetivo avaliar avanços, alinhar estratégias e discutir desafios da cooperação federativa, que vem sendo ampliada pelo Governo do Estado em áreas como saúde, meio ambiente, infraestrutura viária e agricultura familiar. Para o governador, o momento reforça a inovação na gestão pública e fortalece o modelo de atuação integrada entre os municípios.
Lideranças presentes destacaram a importância dos consórcios para agilizar obras e serviços. O presidente da FEC Bahia, Sivaldo Rios, ressaltou a contribuição da atuação consorciada para os 417 municípios. Já o presidente do CDS Litoral Sul e prefeito de Itajuípe, Leandro Junquilho, enfatizou que o trabalho conjunto facilita convênios e parcerias com governos federal e estadual.
Na área da agricultura familiar, o presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, apontou avanços significativos, como a ampliação da inspeção sanitária — que passou de 43 para 406 municípios — e o fortalecimento da infraestrutura rural, com melhorias em mercados municipais, pontes e alimentação escolar.
O encontro também contou com a presença de secretários estaduais e representantes de 28 consórcios públicos, reafirmando o compromisso da Bahia com a gestão cooperativa.
A cooperação federativa via consórcios tem se mostrado uma estratégia eficaz para expandir políticas públicas em todo o estado. O modelo permite que ações de saúde, infraestrutura, meio ambiente e agricultura familiar alcancem os 417 municípios, inclusive os de menor estrutura, promovendo troca de experiências e execução conjunta de projetos. Entre os principais benefícios, estão a aceleração de obras, maior eficiência administrativa e fortalecimento da produção rural.
No entanto, o sistema ainda enfrenta desafios. A necessidade de alinhamento político e administrativo entre municípios, diferenças estruturais entre territórios, demanda por mais investimentos e entraves burocráticos continuam dificultando a uniformidade e a agilidade das ações. Além disso, a padronização das políticas é difícil devido às diversas realidades regionais.
Apesar disso, os consórcios públicos seguem ampliando o alcance das políticas públicas, e a superação dos desafios estruturais e institucionais é essencial para garantir que os benefícios cheguem a todas as regiões de forma equilibrada.
Fonte: Portal ba.gov.br
Comentários