A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) deu mais um passo em sua política de internacionalização ao firmar um Convênio de Cooperação Técnica, Científica e Cultural com a Universidad de La Playa Ancha, do Chile. O acordo é coordenado pelo Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade, no campus de Vitória da Conquista, e amplia as possibilidades de integração acadêmica, científica e cultural da instituição.
Segundo o professor José Dias, coordenador do Programa, a parceria “vai proporcionar a internacionalização das redes de pesquisa, a mobilidade acadêmica de docentes e discentes, em especial, da pós-graduação, além de permitir o contato cultural com pesquisadores de outro país”. O convênio também prevê a realização conjunta de projetos de ensino e pesquisa, bem como ações de aperfeiçoamento para alunos e professores da graduação e da pós-graduação.
Histórico de internacionalização
Desde 2023, a Uesb vem ampliando suas iniciativas de cooperação internacional. A universidade já assinou convênios bilaterais com instituições de diferentes países, possibilitando editais de mobilidade para servidores, professores, estudantes, técnicos e analistas.
De acordo com Jackson Reis, assessor de Relações Internacionais da Uesb, “esses convênios fortalecem a abertura de oportunidades acadêmicas e culturais, além de integrar a universidade a uma rede global de conhecimento”.
Alcance internacional da Uesb
Com o novo convênio, a Uesb passa a contabilizar 36 parcerias internacionais com universidades de 15 países, consolidando sua presença no cenário acadêmico global. Para o reitor, professor Luiz Otávio de Magalhães, a cooperação internacional amplia a missão institucional da universidade:
“A Universidade tem que estar preocupada sempre com o ensino de qualidade, pesquisa relevante, extensão, formação humana, formação profissional, e tudo isso pode ganhar uma dimensão extra se a gente fizer a partir do contato com outras pessoas, outras culturas, outras instituições, outros países”.
A expectativa é que o convênio estimule:
- intercâmbio de estudantes e professores;
- publicações conjuntas em periódicos internacionais;
- projetos de pesquisa colaborativos;
- fortalecimento da extensão universitária com alcance internacional;
- ampliação da formação cultural de discentes e docentes.
Com isso, a Uesb reafirma seu compromisso em formar profissionais capacitados, cidadãos críticos e pesquisadores alinhados às demandas globais, fortalecendo o papel da universidade pública na produção e disseminação do conhecimento.
Fontes: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) / Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (Uesb) / Universidad de La Playa Ancha (Chile) / Assessoria de Relações Internacionais da Uesb / Portal ba.gov.br
Comentários