Inscrições abertas para a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2025

Estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental podem participar até 30 de setembro; competição une gamificação, conscientização ambiental e prêmios para alunos e professores

Foto: Divulgação/Ari Versiani/PAC.

A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) chega à sua quarta edição em 2025 com o objetivo de mobilizar estudantes e professores do ensino fundamental em torno da conscientização sobre o uso responsável de energia elétrica, sustentabilidade e os impactos sociais e econômicos do consumo dos recursos naturais. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até 30 de setembro, exclusivamente pelo site oficial do evento. A participação é gratuita.

A iniciativa é promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com apoio de 48 distribuidoras de energia elétrica de todo o país. A expectativa dos organizadores é atingir a marca de 500 mil estudantes do 8º e 9º ano, representando escolas públicas e privadas de todas as regiões do Brasil.

Como funciona a competição

A ONEE é estruturada em duas etapas principais. Na primeira fase, os alunos participam de desafios gamificados, que utilizam elementos de jogos para estimular engajamento, competitividade saudável e aprendizado dinâmico sobre eficiência energética. Já na segunda fase, os estudantes realizam uma prova objetiva, disponível no site e no aplicativo da olimpíada.

Além dos estudantes, os professores desempenham papel central na competição. Eles terão acesso a formação a distância (EaD) de 40 horas e mentorias coletivas, fortalecendo a capacitação em temas ligados à energia e sustentabilidade.

Premiação para alunos e professores

A olimpíada também se destaca pela ampla oferta de prêmios. No caso dos professores, as recompensas estão divididas em várias modalidades:

- Regional: os 20 melhores de cada uma das cinco regiões do país recebem vale-presente de R$ 2 mil.

´- Estadual: o professor com maior pontuação em cada estado e no Distrito Federal garante uma viagem com despesas pagas a Brasília.

Nacional adicional: os três docentes mais bem colocados no ranking nacional ganham vales-presente de R$ 15 mil (1º), R$ 10 mil (2º) e R$ 7,5 mil (3º).

Por alunos destaque: os professores dos três alunos com melhor desempenho nacional recebem também vales-presente de R$ 15 mil, R$ 10 mil e R$ 7,5 mil.

Já os estudantes poderão conquistar:

- 10 mil medalhas para os melhores colocados.

- Premiação estadual: o aluno com maior pontuação de cada estado e do DF ganha uma viagem com todas as despesas pagas para Brasília, ao lado de um responsável, além de receber um notebook.

Premiação nacional adicional: os cinco melhores alunos do Brasil recebem vale-presente de R$ 2 mil.

Importância da olimpíada

A ONEE vem se consolidando como uma das maiores competições educacionais do setor elétrico no Brasil. Ao unir educação, tecnologia e gamificação, a olimpíada busca não apenas premiar talentos, mas principalmente formar cidadãos mais conscientes sobre o consumo de energia e a preservação dos recursos naturais.

A expectativa é de que o engajamento crescente dos jovens contribua para a disseminação de práticas mais sustentáveis em suas comunidades, multiplicando os efeitos da educação energética.

 inscrever virtualmente no site da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética. A participação é gratuita.

Mais informações sobre o regulamento, inscrições e etapas da competição estão disponíveis no site oficial da ONEE. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail [email protected]

Fonte: Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) / agência Brasil


Comentários



    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Comentar