Projeto prevê reembolso total para cancelamento de voos até 72 horas antes

Proposta amplia direitos dos passageiros e permite remarcação de viagens até 24 horas antes do embarque.

Foto: Freepik / Magnific.

Passageiros de aviões, ônibus, trens e embarcações poderão ter mais facilidade para cancelar ou remarcar viagens sem pagar multas. O Projeto de Lei 569/26, em análise na Câmara dos Deputados, prevê reembolso integral para cancelamentos feitos com até 72 horas de antecedência.

O texto estabelece que o passageiro poderá remarcar a viagem até 24 horas antes do embarque, pagando apenas a diferença entre o valor da passagem original e a tarifa disponível no momento da alteração.

Já o cancelamento solicitado com até 72 horas de antecedência garantirá a devolução integral do valor pago. As empresas terão prazo máximo de sete dias para realizar o reembolso.

O que muda para o consumidor

A proposta proíbe cláusulas que limitem o direito à remarcação, imponham multas dentro do prazo legal ou condicionem a alteração da passagem à contratação de serviços adicionais.

Se aprovado, o benefício valerá para todas as modalidades de tarifa, incluindo passagens promocionais e bilhetes emitidos por programas de fidelidade.

O projeto ainda será analisado pelas comissões da Câmara dos Deputados e, posteriormente, pelo Senado. Caso receba aprovação final, seguirá para sanção presidencial.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Entre no nosso canal de WhatsApp e receba notícias em tempo real, Clique aqui

Inscreva-se em nosso canal no Youtube, Clique aqui

Comentários



    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Comentar