O Ministério da Educação (MEC) divulgou a lista final da avaliação pedagógica das obras do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) destinadas aos anos iniciais do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, para o período de 2027 a 2030. O resultado foi publicado no edital nº 145/2026, na quinta-feira (1º).
Os materiais são voltados à formação continuada e ao apoio ao trabalho pedagógico de professores da educação básica pública das redes federal, estaduais, municipais e do Distrito Federal participantes do programa. As obras terão ciclo de atendimento de quatro anos.
Resultado da avaliação
Ao todo, 92 obras de apoio teórico-metodológico aos docentes constam na lista final, entre materiais aprovados e reprovados após análise da Secretaria de Educação Básica do MEC.
Os pareceres individuais podem ser consultados na plataforma PNLD Avaliação – Módulo Editoras, mediante autenticação do representante da editora com conta Gov.br.
Prazo para recursos
Editoras que discordarem do resultado da avaliação poderão apresentar recurso no prazo de dez dias corridos. O protocolo deve ser encaminhado ao MEC por meio do sistema oficial de envio de documentos.
Próximas etapas do PNLD
Após a divulgação do resultado, o processo avançará para a aquisição dos materiais e o carregamento das versões finais dos arquivos na Plataforma PNLD Digital.
Depois da compra pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), as obras selecionadas poderão ser disponibilizadas aos professores por meio da plataforma digital. Os materiais adquiridos deverão conter os selos e demais elementos oficiais do programa.
Formação docente
Os novos títulos integrarão a Biblioteca do Professor e deverão ampliar o acesso a produções recentes sobre formação docente, além de apresentar experiências e práticas pedagógicas desenvolvidas em diferentes realidades educacionais.
Acompanhamento pela sociedade
Nesta edição do PNLD, 76.262 escolas públicas participam do processo. Segundo os dados divulgados, 84,73% delas concluíram a escolha de obras didáticas e materiais de apoio teórico-metodológico.
O FNDE mantém uma plataforma de acompanhamento que permite consultar a situação das escolas públicas e das respectivas unidades da federação quanto à escolha dos materiais educacionais.
Fonte: Ministério da Educação (MEC) / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
Entre no nosso canal de WhatsApp e receba notícias em tempo real, Clique aqui
Inscreva-se em nosso canal no Youtube, Clique aqui
Comentários