Butantan antecipa 1,3 milhão de doses da vacina contra dengue ao SUS e amplia entrega no 1º semestre

Imunizante 100% nacional terá 2,6 milhões de doses distribuídas até junho de 2026.

Foto: Walterson Rosa/MS.

O Instituto Butantan anunciou a antecipação de 1,3 milhão de doses da vacina contra dengue ao Sistema Único de Saúde ainda no primeiro semestre de 2026. Com a mudança no cronograma, o total distribuído no período chegará a 2,6 milhões de doses em todo o país.

Inicialmente previsto para o segundo semestre, o lote foi adiantado para acelerar a proteção da população. A vacina Butantan-DV é produzida na capital paulista, aplicada em dose única e desenvolvida integralmente no Brasil.

O imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para pessoas de 12 a 59 anos. Nos estudos clínicos, apresentou 74,7% de eficácia geral, 91,6% contra formas graves da doença e 100% de proteção contra hospitalizações.

Em fevereiro, o Ministério da Saúde iniciou a vacinação de profissionais da Atenção Primária, com previsão de imunizar 1,2 milhão de trabalhadores do SUS.

O governo de São Paulo também anunciou a cessão de um terreno no bairro do Jaguaré, na capital, para criação de um novo polo de inovação do Butantan. O projeto prevê investimento de R$ 1,38 bilhão em fábricas voltadas à produção de vacinas e imunobiológicos.

Com a antecipação das doses e a expansão da estrutura produtiva, o Butantan reforça a estratégia nacional de enfrentamento à dengue e amplia a capacidade brasileira de desenvolvimento e fabricação de vacinas.

Fontes: Instituto Butantan / Ministério da Saúde / agência Brasil

Entre no nosso canal de WhatsApp e receba notícias em tempo real, Clique aqui

Inscreva-se em nosso canal no Youtube, Clique aqui

Comentários



    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Comentar