Municípios têm até 30 de outubro para concluir plano de recomposição da aprendizagem

MEC orienta 442 municípios priorizados pelo Ideb a complementar o Plano de Ação pelo sistema Simec, dentro da estratégia Brasil Aprende+.

Foto: Fábio Nakakura/MEC.

Os 442 municípios priorizados pelo Ministério da Educação (MEC) na estratégia Brasil Aprende+ têm até sexta-feira (30) para preencher a complementação do Plano de Ação da Recomposição das Aprendizagens. O procedimento deve ser realizado pelo Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec).

Estratégia busca melhorar a aprendizagem

Lançado após a divulgação dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2025, em agosto, o Brasil Aprende+ integra o Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens. A iniciativa apoia estados e municípios na análise dos indicadores educacionais e no planejamento de medidas para melhorar o desempenho dos estudantes.

Para auxiliar gestores e equipes pedagógicas, o MEC disponibiliza guias técnicos, orientações para coordenadores, painel estratégico e boletins com resultados das escolas. Também há vídeos explicativos publicados no YouTube.

Como preencher o plano

As redes municipais devem acessar o Simec e concluir a complementação do plano dentro do prazo. Os materiais de orientação estão disponíveis na página oficial da estratégia Brasil Aprende+, no portal do MEC.

Em caso de dúvidas, os gestores podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones institucionais de WhatsApp (61) 2022-9193 e (61) 2022-9697.

O cumprimento do prazo permite que os municípios avancem no planejamento de ações voltadas à recuperação das aprendizagens e ao fortalecimento da educação básica.

Fonte: Ministério da Educação (MEC) — Assessoria de Comunicação Social, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)

Entre no nosso canal de WhatsApp e receba notícias em tempo real, Clique aqui

Inscreva-se em nosso canal no Youtube, Clique aqui

Comentários



    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Comentar