A Câmara de Vereadores de Guanambi, por meio da Procuradoria da Mulher, está ampliando as ações de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher no município. Durante entrevista ao Fala Você Notícias, nesta terça (04), a vereadora Míria Paes, procuradora da Mulher da Câmara, a vereadora Lilia, vice-presidente do Legislativo, e a capitã Jacimara Ornelas, coordenadora da Ronda Maria da Penha, detalharam as próximas ações do projeto “Procuradoria da Mulher nas Escolas”.
A iniciativa conta com a parceria do 17º Batalhão da Polícia Militar, da Ronda Maria da Penha e da Secretaria Municipal de Educação. Nesta nova etapa, o projeto será direcionado aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal.
Segundo Míria Paes, a proposta é promover palestras e rodas de conversa sobre prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher, levando informação para dentro das escolas e fortalecendo a rede de proteção.
Projeto já revelou casos de violência
A Procuradoria da Mulher já realizou uma primeira etapa do projeto em escolas de Guanambi e também em localidades como Morrinhos, Mutans e Ceraíma.
Durante essas ações, segundo os relatos apresentados na entrevista, foram identificadas situações em que crianças e adolescentes não reconheciam que estavam vivenciando algum tipo de violência. Em alguns casos, estudantes chegaram a se emocionar durante as palestras e precisaram ser encaminhados para atendimento e acompanhamento pela rede de proteção.
Para a capitã Jacimara Ornelas, um dos principais objetivos das ações é justamente ensinar a identificar os diferentes tipos de violência.
Além da violência física, a orientação envolve situações de violência psicológica, comportamentos abusivos e outras condutas que muitas vezes acabam sendo naturalizadas dentro dos relacionamentos.
Informação como ferramenta de proteção
Durante a entrevista, a capitã Jacimara destacou a importância de mostrar aos estudantes o que caracteriza uma violência, apresentar a Lei Maria da Penha e explicar quais caminhos podem ser buscados por quem está vivendo uma situação de violência.
A proposta também contempla a divulgação dos canais de denúncia e dos serviços disponíveis no município.
A Câmara informou que pretende disponibilizar uma caderneta com os canais de denúncia e contatos da rede de proteção, facilitando o acesso das mulheres às informações.
Guanambi tem 1.120 medidas protetivas ativas, segundo entrevista
Outro dado apresentado durante a conversa chamou atenção. Conforme informado pela capitã Jacimara, Guanambi possuía 1.120 medidas protetivas ativas até o final de julho.
O número foi apresentado durante a entrevista como um indicativo da dimensão da violência contra a mulher no município.
As entrevistadas também ressaltaram que o aumento das denúncias pode representar maior encorajamento das mulheres para procurar ajuda e romper o silêncio.
Vereadoras cobram implantação de uma DEAM em Guanambi
A entrevista também trouxe à tona uma antiga reivindicação: a implantação de uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) em Guanambi.
Míria Paes relatou que esteve na Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia para tratar da questão e afirmou que, segundo as informações recebidas, fatores como questões políticas e disponibilidade de efetivo estariam entre os obstáculos apontados para a implantação.
A vereadora destacou que Guanambi possui uma demanda significativa relacionada à violência doméstica e defendeu que o município precisa avançar na estrutura especializada de atendimento.
Casa de acolhimento também é defendida
Outro ponto abordado pelas participantes foi a necessidade de uma casa de acolhimento para mulheres vítimas de violência.
A vereadora Lilia destacou que a estrutura poderia oferecer um espaço seguro para mulheres que precisam deixar o ambiente onde vivem com o agressor, especialmente quando estão acompanhadas dos filhos.
As entrevistadas defenderam a união entre poder público, instituições de segurança e sociedade civil para ampliar as políticas públicas de proteção às mulheres.
Capacitação da rede de proteção está prevista
Míria Paes também informou que uma capacitação da rede de proteção está prevista para setembro, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado.
A proposta, segundo ela, é reunir diferentes profissionais e instituições que atuam no atendimento às mulheres, incluindo a Procuradoria da Mulher, Ronda Maria da Penha, CRAM, NEAM, 17º Batalhão, diretoras de escolas e profissionais da área da saúde.
A intenção é fortalecer a qualificação dos agentes que estão na linha de frente do atendimento e do acolhimento.
“Quanto mais a gente conhece, mais poder a gente tem”
Para Jacimara Ornelas, levar informação às escolas é uma forma de fortalecer as mulheres e ajudar vítimas a reconhecer situações de violência.
A capitã reforçou que muitas mulheres permanecem em relacionamentos abusivos porque não identificam determinados comportamentos como violência. Por isso, informação, orientação e conhecimento sobre os canais de ajuda são considerados fundamentais para a prevenção.
Rede de proteção precisa ser fortalecida
As participantes também ressaltaram a importância da atuação conjunta entre Câmara de Vereadores, Polícia Militar, Ronda Maria da Penha, serviços especializados, escolas, saúde, assistência social e sociedade civil.
A mensagem deixada durante a entrevista foi clara: combater a violência contra a mulher exige informação, prevenção, acolhimento, estrutura e participação de toda a sociedade.
Onde buscar atendimento em Guanambi
Durante a entrevista, foram citados contatos de serviços da rede de proteção:
NEAM – Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher: (71)9.9919-7451, atendimento em horário comeercial, de segunda a sexta-feira.
O Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) de Guanambi pode ser contatado pelo telefone (77) 99818-5120 ou (77) 99962-2256. Rua Floriano Peixoto, nº 513, bairro Vomitamel, em Guanambi (BA), oferecendo suporte social, psicológico e jurídico.
Boletins de ocorrências policiais podem ser feitas on-line no link: https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/comunicacaofato/ba/orientacoes
Disque 190 - Polícia Militar
Disque 180 - para violência doméstica.
Agosto Lilás reforça a importância do debate
A entrevista ocorre dentro das ações do Agosto Lilás, período dedicado à conscientização, prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher.
Em Guanambi, a programação anunciada envolve diferentes instituições e busca ampliar o debate, levar informação à população e fortalecer os mecanismos de proteção.
A luta contra a violência começa quando o silêncio termina — mas o que acontece quando a mulher finalmente decide pedir ajuda?
Assista à entrevista completa no YouTube Neide Lu Fala Você Notícias e confira tudo o que foi revelado sobre a violência contra a mulher, as medidas protetivas, a DEAM, a casa de acolhimento e os novos projetos para Guanambi.
Comentários