Projeto “Adote um Leitor” transforma vidas e combate impacto das telas em crianças de Guanambi

Pedagoga Regina Santos destaca importância da leitura infantil, alerta para os riscos do excesso de telas e apresenta iniciativa social que já mudou a vida de centenas de crianças em situação de vulnerabilidade.

Neide Lu, jornalista, e Regina Santos, pedagoga e consultora de educação infantil.

O projeto “Adote um Leitor” vem ganhando força em Guanambi e em diversas cidades do sudoeste e oeste da Bahia ao promover incentivo à leitura para crianças em situação de vulnerabilidade social. Em entrevista ao programa Fala Você Notícias nesta terça (19), apresentado pela jornalista Neide Lu, a pedagoga e consultora de educação infantil Regina Santos explicou como a iniciativa nasceu e vem transformando a realidade de alunos da rede pública através da leitura, da alfabetização e do desenvolvimento emocional infantil.

Segundo Regina, o projeto surgiu em Barreiras após um consultor social encontrar uma menina chamada Raiane lendo para dezenas de crianças em um lixão. O sonho da garota de se tornar advogada e mudar a realidade da própria família emocionou empresários e deu origem à ação social, que hoje atende escolas públicas utilizando a tradicional revista Nosso Amiguinho, publicação com mais de 70 anos voltada ao incentivo da leitura infantil.

Durante a entrevista, Regina fez um alerta sobre os impactos do uso excessivo de telas no desenvolvimento das crianças. De acordo com ela, pesquisas já apontam prejuízos no desenvolvimento cerebral infantil causados pela falta de estímulo à leitura e pelo consumo exagerado de celulares e redes sociais.

A pedagoga também destacou que crianças que têm contato frequente com livros desenvolvem melhor comunicação, criatividade, vocabulário, capacidade emocional e desempenho escolar. Ela relembrou histórias emocionantes vividas dentro do projeto, como a de alunos que conseguiram superar traumas, aprender a ler e recuperar a autoestima através da leitura e das atividades pedagógicas realizadas em sala de aula.

Regina Santos, pedagoga e consultora de educação infantil.

Em Guanambi, o projeto já começou a atuar na Escola Professor Celito Brito, contando com apoio de empresários locais que patrocinam assinaturas anuais da revista para crianças carentes. O investimento para transformar a vida de uma criança custa menos de R$ 1 por dia, segundo Regina Santos.

A consultora ainda reforçou que o projeto não trabalha apenas alfabetização, mas também valores, princípios, saúde emocional e incentivo aos sonhos das crianças.

“Não podemos mudar o mundo inteiro, mas podemos mudar o mundo de uma criança”, destacou Regina durante a entrevista.

Quer conhecer histórias emocionantes, entender como a leitura pode transformar o cérebro infantil e descobrir como você também pode ajudar uma criança? Assista agora à entrevista completa no canal Neide Lu Fala Você Notícias no YouTube.

Comentários



    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Comentar