UNEB Guanambi abre inscrições para mestrado em educação e formação docente

Com o novo edital, agora aberto para inscrições, estão disponíveis 40 vagas. As inscrições para o mestrado estão abertas e se encerram no dia 02 de dezembro.

Diretora da Uneb Guanambi Tatyane Marques, jornalista Neide Lu e coordenadora da pós da Uneb Sônia Reis.

No programa Fala Você Notícias desta segunda-feira (25), recebemos a Dra. Tatyane Marques, diretora da UNEB Guanambi, e a Dra. Sônia Reis, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEduF), para falar sobre as inscrições para a Pós-Graduação em Educação e Formação Docente (PPGEduF).

De acordo com a Dra. Tatyane Marques, atualmente a turma de pós-graduação conta com 20 alunos do primeiro edital. Com o novo edital, agora aberto para inscrições, estão disponíveis 40 vagas, ampliando significativamente a oferta de oportunidades para interessados.

Como participar do processo seletivo

Segundo a Dra. Sônia Reis, para participar do processo seletivo, é necessário:

Apresentar um projeto de pesquisa que discuta uma temática relacionada à educação e formação docente.Ter formação em nível superior, seja bacharelado ou licenciatura, em qualquer área do conhecimento. Ela explicou que, como a pós-graduação é voltada para a área de educação e formação docente, o programa é acessível a profissionais que desejam aprofundar estudos e práticas nesse campo. Além disso, a Dra. Sônia destacou que o curso é de nível de mestrado acadêmico.

Os interessados devem realizar a inscrição no site www.ssppg.uneb.br, onde estão disponíveis a ficha de inscrição, as exigências do edital e os formulários necessários. Entre os documentos obrigatórios estão os pessoais, o currículo Lattes e as comprovações de acordo com o barema descrito no edital.

Um dos pontos importantes do processo seletivo é a exigência de dois projetos de pesquisa: Um com identificação do autor. Outro sem identificação, para garantir imparcialidade e evitar possíveis influências.

Mestrados na UNEB

Atualmente, a UNEB possui dois mestrados acadêmicos em Educação: um no campus de Guanambi e outro no campus I, em Salvador. Existem também mestrados profissionais, como o do campus de Caetité, voltados para atender às demandas da educação básica e suas diversas instâncias.

A Dra. Sônia explicou que o mestrado acadêmico, além de qualificar profissionais para a educação básica, também forma docentes para atuar no ensino superior. Segundo ela, a UNEB tem participado de discussões com instituições como FIP Guanambi e UNIFG, além de dialogar com o IF Baiano e prefeituras locais, buscando parcerias para ampliar a formação acadêmica e promover novos convênios.

Diretora da Uneb Guanambi Tatyane Marques, e a coordenadora da pós da Uneb Sônia Reis.

Quem pode participar?

A Dra. Tatyane Marques destacou que estudantes de graduação que concluirão seus cursos em dezembro ou janeiro já podem participar do processo seletivo. Além disso, aqueles que estão desenvolvendo projetos de pesquisa na graduação e pretendem seguir carreira acadêmica também são bem-vindos.

O edital do mestrado apresenta duas linhas de pesquisa: Práticas docentes e formação e Políticas públicas educacionais.

Diversidade de candidatos

A Dra. Sônia observou que o programa atrai pessoas de diferentes áreas, além da educação básica. Há interesse de profissionais do judiciário, da administração, da saúde, e também de instituições de ensino superior, tanto privadas quanto federais, como o IF Baiano. Os alunos vêm de diversas regiões do Brasil, incluindo outros estados.

Prazos e etapas

As inscrições para o mestrado estão abertas e se encerram no dia 02 de dezembro. O resultado das homologações será divulgado no dia 04 de dezembro e a prova escrita ocorrerá no dia 11 de dezembro.

Clique no vídeo e confira o bate-papo completo com a Dra. Tatyane Marques e a Dra. Sônia Reis, que detalham tudo sobre as inscrições, as linhas de pesquisa e as oportunidades do mestrado em Educação da UNEB Guanambi!

Comentários



    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Comentar