Equipe Octo Flower representa Guanambi no maior evento educacional de robótica do mundo

Segundo Enzo Gabriel, o campeonato exige que os alunos programem um robô para completar desafios em um percurso específico. A equipe levará um robô, peças reservas e um kit com materiais, incluindo um motor que dá movimento à máquina.

Professor Gilvan Leal, Neide Lu, mentor Carlos, designer Enzo Gabriel, programadora Maria Flávia, e o estrategista Davi Henrico.

O professor Gilvan Leal, o mentor Carlos, a programadora Maria Flávia, o estrategista Davi Henrico e o designer Enzo Gabriel, todos integrantes da equipe Octo Flower, participaram do programa Fala Você Notícias nesta sexta-feira (22). Eles falaram sobre a participação no campeonato de robótica FIRST LEGO League (FLL), considerado o maior evento educacional de robótica do mundo, que será realizado em Salvador.

De acordo com o professor Gilvan, a equipe Octo Flower é formada por alunos do Colégio Municipal Josefina Teixeira de Azevedo, do Colégio Municipal Professora Edina Costa de Macedo e da Escola Municipal Rômulo Almeida.

Seleção e preparação da equipe

Carlos explicou que os alunos foram selecionados com base em seu desempenho nas aulas de robótica, atualmente oferecidas em cinco escolas do município: Escola Municipal Professora Josefina Teixeira de Azevedo, Escola Municipal Professor Celito Brito, Escola Municipal Rômulo Almeida, Escola Municipal Pedro Barros Prates (em Mutãs) e Escola Enedina.

Durante as aulas, o professor Gilvan, em conjunto com a professora Hemilly Hervennys e o mentor Carlos, observou quais estudantes se destacavam para compor a equipe. "Enfrentamos desafios logísticos, como o deslocamento dos alunos da Escola Pedro Barros Prates, em Mutãs, até Guanambi, mas conseguimos montar uma equipe dedicada e comprometida", ressaltou.

Desafios do campeonato

Segundo Enzo Gabriel, o campeonato exige que os alunos programem um robô para completar desafios em um percurso específico. A equipe levará um robô, peças reservas e um kit com materiais, incluindo um motor que dá movimento à máquina.

Maria Flávia, programadora da equipe, explicou sua função: “Meu papel é dar vida ao robô. Sou responsável por programá-lo para realizar as missões em conjunto com meu colega Gabriel, também programador. Vamos para Salvador com a programação pronta, mas estaremos preparados para ajustes caso seja necessário."

Davi Henrico destacou que sua função é estudar minuciosamente cada missão da competição, compreendê-las a fundo e repassar as informações para os programadores e o designer do robô. Ele enfatizou que o campeonato não se limita à técnica: "Além dos desafios técnicos, há uma categoria chamada Core Values, que avalia o trabalho em equipe e a inovação. Esse aprendizado reflete no dia a dia, promovendo habilidades como colaboração e criatividade."

Professor Gilvan Leal, Neide Lu, mentor Carlos, designer Enzo Gabriel, programadora Maria Flávia, e o estrategista Davi Henrico.

Inovação e sustentabilidade

O tema do campeonato deste ano é "Submergir", desafiando os participantes a pesquisarem problemas relacionados aos oceanos e desenvolverem soluções inovadoras.

O professor Gilvan revelou que a equipe Octo Flower está criando um protótipo capaz de descer ao fundo do mar e liberar mini robôs para coletar dados como o pH e os níveis de CO2 da água, além de recolher amostras de algas e água para análise laboratorial.

Enzo Gabriel complementou explicando o conceito do robô coletor: "Nosso robô será pequeno para evitar ser confundido com presas por animais marinhos. Ele terá o formato de uma tartaruga, com um casco que funcionará como armazenamento para coletar amostras de areia, algas e pedaços de corais soltos."

Primeira equipe de Guanambi na FLL

Davi Henrico ressaltou o orgulho de representar Guanambi como a primeira equipe da cidade a participar da competição. "Estamos empenhados em mostrar o potencial da nossa cidade e do nosso projeto. Este é um marco não só para nós, mas para a educação de Guanambi."

A equipe Octo Flower segue confiante, com um projeto que combina tecnologia, sustentabilidade e inovação, pronta para enfrentar os desafios do maior evento educacional de robótica do mundo.

Clique no vídeo abaixo e assista ao bate-papo completo com a equipe Octo Flower! Descubra todos os detalhes sobre a participação no maior campeonato de robótica do mundo e as inovações que estão levando o nome de Guanambi para Salvador! ????????

Comentários



    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Comentar