Verão e Carnaval: nutricionista Eliane Barbosa explica como emagrecer sem sacrifícios e sem dietas malucas

Especialista em fitoterapia clínica alerta sobre riscos das dietas restritivas e defende consciência alimentar para emagrecimento saudável.

Eliane Barbosa, nutricionista, Romilson Rodrigues, radialista, e Neide Lu, jornalista.

Com a chegada do verão e do Carnaval, cresce a busca por emagrecimento rápido. Mas será que é possível perder peso de forma saudável, sem dietas restritivas e sofrimento? Em entrevista ao Fala Você Notícias, nesta sexta (06) a nutricionista Eliane Barbosa, especialista em Fitoterapia Clínica, explicou que o verdadeiro emagrecimento não acontece a curto prazo e que o segredo está na consciência alimentar, equilíbrio e constância.

Segundo Eliane, dietas extremas podem até provocar uma perda inicial de peso, mas quase sempre resultam em compulsão alimentar e efeito sanfona, prejudicando a saúde física e emocional.

“Em oito dias não existe perda de gordura de forma saudável. O que pode acontecer é redução de inchaço, principalmente em casos de retenção de líquido. Perder quilos em uma semana não é humano e nem saudável”, destacou.

A nutricionista explicou ainda que um dos maiores erros cometidos nessa época do ano é cortar drasticamente o carboidrato, acreditando que ele seja o vilão do emagrecimento.

“O carboidrato não engorda sozinho. O que importa é a quantidade, a frequência e o contexto. Arroz com feijão, na medida certa, não engorda e ainda garante saciedade”, explicou.

Eliane alertou que retirar completamente o carboidrato pode gerar desequilíbrio alimentar, fome excessiva ao longo do dia e aumento da compulsão noturna.

Fitoterapia como aliada — mas com responsabilidade

Durante a entrevista, Eliane Barbosa destacou que a fitoterapia clínica é uma grande aliada no processo de emagrecimento, desde que seja usada com acompanhamento profissional.

“A fitoterapia não faz milagre. Ela é coadjuvante do tratamento. Ajuda no controle do apetite, da ansiedade, da retenção de líquidos e na melhora do metabolismo, mas precisa ser bem indicada”, ressaltou.

Nutricionista Eliane Barbosa, especialista em Fitoterapia Clínica.

Entre os fitoterápicos citados estão:

- 5HTP, para controle da ansiedade e aumento da serotonina

- Cavalinha e hibisco, para retenção de líquidos

- Psyllium, para aumentar a saciedade

- Açafrão, com ação anti-inflamatória e auxílio no controle do apetite

A especialista reforçou que produtos naturais também possuem contraindicações, especialmente para gestantes, pessoas com doenças crônicas, hipertensão, ansiedade ou uso contínuo de medicamentos.

Alimentação, água e escolhas inteligentes no verão

Eliane destacou que um dos fatores mais negligenciados pelas pessoas é a hidratação adequada.

“A maioria das pessoas não bebe a quantidade mínima de água. Isso gera inchaço, retenção e metabolismo lento”, explicou.

Ela orienta priorizar: Água pura (nenhum líquido substitui a água);  Chás naturais; Frutas com maior teor de água, como melão, morango e maçã; Alimentação leve e natural.

Sobre festas, viagens e Carnaval, a nutricionista foi direta:

“Quem vai viajar deve curtir a viagem. Comer uma moqueca, um doce ou algo diferente não é o problema. O problema é viver aprisionado em dieta.”

Segundo ela, o emagrecimento saudável não deve impedir a pessoa de viver momentos importantes.

 Emagrecer feliz, não sofrendo

Ao final da entrevista, Eliane deixou uma mensagem poderosa sobre autoestima e autocuidado:

“Se você ainda não conseguiu emagrecer nesse verão, viaje em paz. Curta a praia, valorize seu corpo e sua saúde. A proposta é emagrecer feliz, não sofrendo.”

Ela reforçou que resultados começam a aparecer, em média, a partir de 30 dias, mas que cada corpo tem seu tempo e seu processo.

Quer entender por que dieta não é solução e como emagrecer com equilíbrio, prazer e saúde? Assista à entrevista completa com Eliane Barbosa no YouTube do Neide Lu Fala Você Notícias!

Comentários



    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Comentar