A cidade de Guanambi recebe, a partir deste domingo (2), a Exposição Convida ExporArt 2025, uma mostra artística que propõe uma verdadeira viagem histórica e documental ao passado recente da humanidade — o período da pandemia da Covid-19. As renomadas artistas plásticas Rose Fernandes e Aparecida Felipe, estiveram no Fala Você Notícias desta sexta (31), na 96 FM para fazer um convite especial para a população.
Idealizado pela artista plástica e enfermeira Aparecida Felipe, o projeto nasceu em meio ao isolamento social e transformou o símbolo da proteção e do medo — a máscara — em expressão artística e de resistência.
“Eu trabalhava em hospital e vi de perto a gravidade da pandemia. Então, surgiu a ideia de transformar o EPI em arte, como uma forma de incentivo à vida e à conscientização. O nome da exposição, Convida, tem duplo sentido: de convidar e de com vida”, explica Aparecida.
A exposição, que começou em Goiânia com apenas nove artistas, ganhou repercussão nacional e se tornou um movimento itinerante, reunindo hoje mais de 55 obras físicas e mais de 100 virtuais, com a participação de artistas de diferentes estados e até do exterior.
Entre eles, está a artista plástica Rose Fernandes, de Guanambi, reconhecida internacionalmente, que representa a Bahia no projeto.
“É uma honra fazer parte dessa iniciativa que une arte, memória e emoção. As máscaras expostas carregam histórias, sentimentos e lembranças de um tempo que marcou o mundo inteiro”, destacou Rose.
A Máscaras ExporArt 2025 já percorreu Minas Gerais, Paraná e Goiás, e chega agora à Bahia em sua sétima e última edição, antes de parte do acervo seguir para o Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Cascavel, onde será catalogado para a posteridade.
A mostra apresenta também uma máscara do período da Peste Negra, conectando passado e presente e ressaltando como as pandemias moldam a história da humanidade.
“Queremos que as crianças e visitantes compreendam que o uso da máscara foi um símbolo de sobrevivência, uma ferramenta de ciência e solidariedade. A arte é a ponte que preserva essa memória”, afirmou Aparecida.
A abertura oficial acontece neste domingo, às 17h, na Galeria de Arte Rose Fernandes, em Guanambi. A visitação segue até o dia 16 de novembro, com entrada gratuita. Escolas e instituições interessadas podem agendar visitas guiadas para vivenciar de perto essa experiência que une arte, história e emoção.
A exposição conta com o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Guanambi, Escola de Música Anderson Oliveira, Comercial Araguaia, Micks, Bárbara K, Rose Carneiro Fotografia, e do deputado Charles Fernandes.
“A cultura é essencial para registrar nossa história. Esse projeto é um legado artístico que precisa ser valorizado e lembrado pelas futuras gerações”, reforçou Rose Fernandes.
Assista à entrevista completa no canal Neide Lu Fala Você Notícias!
Comentários