Bahia registra aumento de cirurgias de redução de mama pelo SUS em 2025

Procedimento busca aliviar dores e melhorar qualidade de vida, sendo indicado para casos de hipertrofia mamária.

Foto: Mallu Silva/Divulgação.

A Bahia apresentou um crescimento expressivo no número de cirurgias de redução de mama realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2025. Até o dia 7 de julho, foram feitas 519 mamoplastias redutoras, o que representa um aumento de 47,44% em relação ao total registrado em todo o ano de 2024, quando foram contabilizadas 352 cirurgias. Os dados são da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

O aumento da oferta está relacionado à inclusão da mamoplastia redutora no programa Saúde Mais Perto, a partir de março deste ano, e visa ampliar o acesso a procedimentos reparadores para mulheres com hipertrofia mamária. A cirurgia é indicada para aliviar dores nas costas, ombros e pescoço, além de melhorar a mobilidade, a postura e a autoestima das pacientes.

Para ter acesso ao procedimento, é necessário ter indicação cirúrgica, apresentar documentos como RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e requisição médica, e estar cadastrada no Sistema Lista Única por meio da Secretaria de Saúde do município de residência.

O médico Guilherme Queiroz, coordenador do mutirão no Hospital 2 de Julho, onde já foram realizadas 227 cirurgias, reforça que o caráter do procedimento é reparador, e não estético. Segundo ele, a cirurgia é indicada para mulheres com gigantomastia — quando o volume das mamas ultrapassa o tamanho 48 ou causa alterações funcionais, como dores crônicas, hérnias e deformidades na coluna.

Ele alerta que o SUS não realiza cirurgias com finalidade estética, como levantamento de mamas pequenas ou em casos de obesidade severa, que podem mascarar a real necessidade do procedimento. Para garantir a segurança das pacientes, o programa estadual exige que o índice de massa corporal (IMC) esteja abaixo de 30.

Entre as pacientes beneficiadas está a empresária Gercilene Maia, 48 anos, operada em março na Maternidade Regional de Camaçari. Ela sofria com hérnia de disco e dores constantes, que desapareceram após o procedimento. “A mudança foi da água para o vinho. Voltei a caminhar, a trabalhar, e não sinto mais dores”, conta.

O serviço está disponível em diversas unidades hospitalares da capital e do interior, incluindo Salvador, Feira de Santana, Brumado, Nazaré, Porto Seguro e Camaçari.

Fonte: Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)

Comentários



    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Comentar