A partir deste mês, o diploma digital é obrigatório para estudantes que concluírem a graduação no Brasil. O documento será emitido apenas nesse formato, segundo o Ministério da Educação (MEC).
O diploma será emitido exclusivamente online, com assinatura digital e um carimbo eletrônico que registra a data e o horário da emissão. A medida visa agilizar o processo e torná-lo mais seguro, dispensando assinaturas presenciais.
A obrigatoriedade passou a valer em 1º de julho de 2025 para todos os cursos de graduação. Os diplomas impressos emitidos antes de julho de 2025 continuam válidos.
De acordo com o MEC, os concluintes poderão imprimir o documento, mas apenas o documento digital terá validade jurídica. A digitalização dos diplomas também será implantada nos cursos de pós-graduação, a partir de janeiro de 2026.
Comentários