A conscientização sobre a violência contra a mulher foi tema de uma atividade realizada na noite desta quarta-feira (26), na Escola Municipal Maria Regina Freitas, no bairro Beija-Flor, em Guanambi. A iniciativa integra o projeto Procuradoria da Mulher nas Escolas, desenvolvido pela Câmara Municipal de Guanambi por meio da Procuradoria Especial da Mulher, dentro da programação do Agosto Lilás.
A ação contou com a presença do vereador Edmilson Ferreira, da assessora parlamentar Ângela Magna, representando a vereadora Miria Paes, e da Capitã Jacimara Ornelas, coordenadora regional da Ronda Maria da Penha. A equipe foi recebida pela diretora da escola, Luciana Pinheiro Fonseca.
Durante o encontro, os estudantes participaram de um diálogo sobre o Agosto Lilás, campanha nacional voltada à conscientização, prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher. Foram apresentadas informações para ajudar os alunos a identificar diferentes situações de violência, conhecer os direitos das mulheres e entender a importância de denunciar e buscar apoio.
Medidas protetivas são explicadas aos estudantes
Entre os assuntos abordados esteve a medida protetiva de urgência, prevista na Lei Maria da Penha. Os participantes receberam orientações sobre a finalidade desse instrumento jurídico, utilizado para proteger mulheres que estejam sofrendo violência ou enfrentando situações de ameaça.
Foi explicado que, conforme determinação judicial, a medida pode estabelecer restrições ao agressor, incluindo a proibição de aproximação ou de contato com a vítima, além de outras providências destinadas à proteção da mulher.
Ronda Maria da Penha integra rede de proteção
A atuação da Ronda Maria da Penha também fez parte da atividade. Os estudantes conheceram o trabalho desenvolvido pela unidade no acompanhamento de mulheres que possuem medidas protetivas.
O serviço busca contribuir para o cumprimento das determinações judiciais, além de oferecer orientação e acompanhamento às mulheres atendidas. A iniciativa reforça a importância da integração entre instituições para prevenir novos episódios de violência e ampliar a rede de proteção.
Ao levar o debate para o ambiente escolar, o projeto Procuradoria da Mulher nas Escolas amplia o acesso à informação e estimula os jovens a reconhecer situações de violência, compreender os mecanismos de proteção e contribuir para uma sociedade mais consciente sobre o respeito e os direitos das mulheres.
Fonte: Câmara Municipal de Guanambi
Entre no nosso canal de WhatsApp e receba notícias em tempo real, Clique aqui
Inscreva-se em nosso canal no Youtube, Clique aqui
Comentários