Programa Mulheres Mil oferece mais de 8 mil vagas gratuitas em cursos profissionalizantes

Capacitações são destinadas a mulheres em situação de vulnerabilidade social e estão disponíveis em 24 estados brasileiros.

Foto: Curso Artesã de Biojoias – IFPB, Campus Cabedelo.

O programa Mulheres Mil abriu 8.198 vagas gratuitas para qualificação profissional de mulheres em todo o Brasil durante o mês de agosto. As oportunidades estão distribuídas em 70 cursos presenciais oferecidos por 45 instituições das redes federal e estadual de educação profissional e tecnológica.

As capacitações possuem carga horária mínima de 160 horas e abrangem áreas como alimentação escolar, turismo, agricultura, artesanato, administração, logística, recursos humanos, cozinha, saúde e beleza. As vagas são disponibilizadas por institutos federais, escolas técnicas vinculadas a universidades e instituições estaduais.

Para participar, as interessadas devem acessar o Painel de Oportunidades do Pronatec, selecionar o filtro “Mulheres Mil” e verificar os critérios de inscrição de cada instituição. Os cursos são voltados principalmente para mulheres em situação de vulnerabilidade social, vítimas de violência, com baixa ou nenhuma escolaridade e idade a partir de 16 anos.

A iniciativa é desenvolvida pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e busca ampliar o acesso à formação profissional, fortalecendo a autonomia financeira e a inclusão social das participantes.

Com milhares de vagas disponíveis, o programa Mulheres Mil reforça a importância da qualificação profissional como ferramenta de geração de oportunidades, inserção no mercado de trabalho e melhoria da qualidade de vida das mulheres brasileiras.

Fonte: Ministério da Educação (MEC) / Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)

Entre no nosso canal de WhatsApp e receba notícias em tempo real, Clique aqui

Inscreva-se em nosso canal no Youtube, Clique aqui

Comentários



    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Comentar