Com o aumento das atividades de lazer durante as férias escolares, especialistas alertam para a importância da prevenção de afogamentos, uma das principais causas de morte de crianças no Brasil. A Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) destaca que quatro crianças morrem por dia no país em decorrência desse tipo de acidente e que a maioria dos casos pode ser evitada.
Segundo a entidade, o afogamento é a segunda principal causa de morte entre crianças de 1 a 4 anos e a terceira entre aquelas de 5 a 9 anos. Metade dos acidentes ocorre dentro de casa, em locais como piscinas, banheiras, caixas d'água, vasos sanitários e reservatórios.
Entre as principais medidas de prevenção estão a supervisão constante de um adulto, instalação de barreiras de proteção em piscinas, isolamento de reservatórios de água e orientação sobre segurança aquática desde a infância. A Sobrasa ressalta que informação e vigilância são fundamentais para reduzir os riscos.
Em alusão ao Dia Mundial de Prevenção do Afogamento, celebrado em 25 de julho, a entidade promoverá uma campanha nacional com palestras, treinamentos e ações educativas. Também está prevista a iniciativa Go Blue – Vista-se de Azul, que iluminará monumentos e prédios públicos para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e da preservação de vidas.
Fonte: Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) e Agência Brasil
Entre no nosso canal de WhatsApp e receba notícias em tempo real, Clique aqui
Inscreva-se em nosso canal no Youtube, Clique aqui
Comentários