O descarte de eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos fora de uso tem se tornado mais simples com o avanço de serviços gratuitos de coleta e logística reversa disponíveis em diversas regiões do país. A iniciativa busca evitar o descarte irregular e ampliar a reciclagem de materiais.
O sistema funciona por meio de uma plataforma digital que permite ao consumidor solicitar a retirada de produtos com mais de 30 quilos diretamente em casa. Após o cadastro, empresas parceiras entram em contato para agendar a coleta, que é realizada dentro de um prazo previamente estabelecido.
O modelo integra consumidores, fabricantes, importadores e recicladores em uma rede estruturada de economia circular, que tem como objetivo reinserir materiais descartados na cadeia produtiva. Além de facilitar o descarte correto, o sistema também promove a rastreabilidade dos resíduos coletados.
De acordo com representantes do setor, a estrutura depende de uma rede nacional de parceiros e pontos de coleta, o que garante capilaridade e viabilidade operacional em diferentes regiões do país. O processo inclui auditoria e acompanhamento técnico das empresas cadastradas.
Somente em 2025, a plataforma já processou dezenas de milhares de toneladas de materiais, com milhares de visitas realizadas a residências e empresas para retirada de resíduos eletrônicos e eletrodomésticos.
Para utilizar o serviço, o consumidor deve acessar o sistema online, informar o CEP, cadastrar o item e escolher a data de coleta. O agendamento é confirmado posteriormente por canais de comunicação digital, facilitando o acesso ao serviço.
A proposta é reduzir o impacto ambiental do descarte incorreto e estimular práticas sustentáveis por meio da responsabilidade compartilhada entre consumidores e setor produtivo.
Fontes: Empresa do setor de logística reversa e economia circular / agência Brasil
Entre no nosso canal de WhatsApp e receba notícias em tempo real, Clique aqui
Inscreva-se em nosso canal no Youtube, Clique aqui
Comentários