STF encerra aposentadoria compulsória como punição máxima para magistrados

Decisão da Primeira Turma estabelece que juízes que cometerem infrações graves poderão perder o cargo.

Foto: Congresso em Foco.

O Supremo Tribunal Federal (STF) formalizou o fim da aposentadoria compulsória como penalidade máxima aplicável a magistrados que cometem infrações disciplinares graves. A medida foi publicada em acórdão da Primeira Turma da Corte, consolidando o entendimento dos ministros sobre o tema.

Segundo a decisão, casos envolvendo condutas graves por parte de juízes deverão ser encaminhados ao próprio STF para análise de possível perda do cargo, em substituição à antiga possibilidade de aposentadoria compulsória como punição.

O colegiado entendeu que a manutenção desse tipo de sanção é incompatível com as mudanças trazidas pela Emenda Constitucional nº 103 de 2019. O acórdão reúne o relatório do ministro responsável pelo caso e os votos dos demais integrantes da Primeira Turma.

O documento oficial representa a formalização do julgamento e detalha a decisão tomada pelo colegiado no processo analisado.

Com a publicação do acórdão, a nova interpretação passa a orientar os procedimentos disciplinares contra magistrados, reforçando o entendimento de que infrações graves podem resultar em perda definitiva do cargo.

Fonte: Supremo Tribunal Federal (STF)

Entre no nosso canal de WhatsApp e receba notícias em tempo real, Clique aqui

Inscreva-se em nosso canal no Youtube, Clique aqui

Comentários



    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Comentar