O Ministério da Educação publicou nesta quinta-feira (21) o Edital nº 36/2026, que institui o Sisu+, nova etapa complementar do Sistema de Seleção Unificada voltada à ocupação de vagas remanescentes no ensino superior público.
Com foco na ampliação do acesso à universidade, o novo modelo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) prevê uma fase adicional para preenchimento de vagas não ocupadas na edição regular. O Sisu+ 2026 permitirá que instituições de ensino superior reofertem oportunidades disponíveis para ingresso no segundo semestre.
Segundo o edital divulgado pelo Ministério da Educação, o período de inscrição dos candidatos ocorrerá entre os dias 15 e 19 de junho, por meio do Portal de Acesso Único.
A iniciativa busca aumentar a taxa de ocupação das instituições participantes, com base em dados da etapa regular do Sisu 2026, que já indicam melhora no preenchimento de cursos historicamente com menor demanda.
Para participar, é necessário ter realizado uma ou mais edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos últimos três anos e ter concorrido na etapa regular do Sisu 2026. A classificação levará em conta a edição do Enem com melhor média ponderada, conforme o curso escolhido e critérios definidos no edital.
No momento da inscrição, o candidato poderá selecionar até duas opções de curso, definindo turno, instituição e local de oferta, além de estabelecer ordem de preferência.
O Sisu+ surge como uma estratégia complementar para otimizar o aproveitamento de vagas no ensino superior público, reduzindo a taxa de ociosidade e ampliando as possibilidades de ingresso para estudantes em todo o país.
Com a criação da etapa complementar, o governo federal reforça a política de expansão do acesso à educação superior, buscando maior eficiência na ocupação de vagas e mais oportunidades para candidatos do Enem.
Fonte: Ministério da Educação / gov.br
Entre no nosso canal de WhatsApp e receba notícias em tempo real, Clique aqui
Inscreva-se em nosso canal no Youtube, Clique aqui
Comentários