Os candidatos que tiveram o pedido de isenção da taxa do Enem 2026 negado já podem apresentar recurso ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira até o dia 19 de maio. O mesmo prazo vale para participantes que tiveram rejeitada a justificativa de ausência no Enem 2025.
O resultado preliminar foi divulgado pelo Inep na última quarta-feira (13) e está disponível na Página do Participante. Para recorrer, o estudante deverá enviar nova documentação que comprove os critérios exigidos pelo Ministério da Educação para garantir a gratuidade da inscrição.
Têm direito ao benefício alunos matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública, estudantes que cursaram toda a educação básica na rede pública ou como bolsistas integrais, além de inscritos no CadÚnico e beneficiários do programa Pé-de-Meia.
Os candidatos que faltaram ao Enem 2025 e desejam manter a isenção em 2026 também precisam apresentar documentos válidos que justifiquem a ausência. O Inep alerta que informações falsas podem resultar em eliminação do exame e responsabilização judicial.
O resultado final dos recursos será divulgado no dia 25 de maio. Mesmo quem conseguir a isenção deverá realizar a inscrição no Enem 2026 dentro do prazo oficial, que ainda será anunciado pelo MEC.
Fonte: Inep / Ministério da Educação / agência Brasil
Entre no nosso canal de WhatsApp e receba notícias em tempo real, Clique aqui
Inscreva-se em nosso canal no Youtube, Clique aqui
Comentários