Pais denunciam dificuldades nas matrículas na Creche Adília Cardoso

Secretaria de Educação esclarece situação. Pais pedem fiscalização.

Foto: Redes Sociais.

Pais de alunos da Creche Municipal Adília Cardoso de Moraes, em Guanambi, relataram dificuldades na conclusão das matrículas nesta terça-feira (21). Segundo as denúncias, as crianças que fizeram a pré-matrícula estariam sendo informadas de que seus nomes constam em uma "lista de espera" — concluída inexistente, conforme a Secretaria de Educação. Além disso, os pais reclamam de informações conflitantes e alegam que algumas crianças aparecem em duas listas distintas para períodos diferentes.

"Fui à Secretaria de Educação, pediram para voltar à creche e concluir a matrícula, mas lá dizem que não há vaga. Isso é um absurdo, muitas mães estão na mesma situação. Necessidade de fiscalização urgente", declarou uma das mães.

Esclarecimento da Secretaria de Educação

A secretária Lajucy Donato afirmou, em nota, que as matrículas foram realizadas de forma informatizada e seguiram cronogramas previamente divulgados. Contudo, ocorreram problemas porque alguns pais preencheram incorretamente o período ou idade das crianças na pré-matrícula, causando excedência nas turmas do 1º e 2º períodos.

“Erros no preenchimento resultaram na nulidade da matrícula. Apesar disso, conseguimos reverter grande parte dos casos, realocando alunos e até excedendo o número recomendado pelo MEC”, informou a secretária.

Sobre as supostas "listas", Lajucy esclareceu que não existem listas de espera para garantir matrícula, mas sim um controle interno para monitorar demandas não atendidas. Além disso, o sistema gera um extrato automático da pré-matrícula, o que pode ser confundido pelos pais.

Coordenação da Creche se manifesta

Segundo a responsável pelo controle da Creche Adília Cardoso, apenas oito alunos ficaram sem atendimento devido a inconsistências no processo de matrícula:

- Seis alunos foram matriculados no 3º período, mas deveriam estar no 2º período de acordo com a idade.

- Um aluno foi matriculado no 3º período, mas deveria estar no 4º período.

- Outro aluno foi matriculado no 3º período, mas pertence ao 1º período.

Afirma de forma progressiva que, apesar do esforço, não foi possível atender essas crianças nas turmas corretas.

Pais pedem fiscalização

Enquanto a Secretaria e a coordenação apontam os problemas como resultado de erros não respondidos, os pais continuam cobrando mais transparência e fiscalização sobre o processo de matrícula, alegando que o problema tem causado transtornos para diversas famílias.

Comentários



    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Comentar