Vazamento na Barragem de Ceraíma, em Guanambi, deve ser solucionado após 13 anos

Codevasf analisa aditivo contratual para retomada das obras; comportas hidráulicas já estão na cidade para instalação.

Foto: Ascom/Prefeitura Municipal Guanambi.

Após cobranças da prefeitura e da Secretaria de Agricultura, o vazamento na Barragem de Ceraíma, em Guanambi, deverá ser resolvido nos próximos dias. O problema, que persiste há cerca de 13 anos, foi discutido durante visita técnica do superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) ao local.

O secretário municipal de Agricultura, Vanderlei Florêncio, conhecido como Vanderlei de Ceraíma, afirmou que solicitou prioridade para a solução da falha na comporta da barragem durante a agenda com representantes da companhia.

Segundo levantamento da Cooperativa Agrícola de Ceraíma (COOPERC), o vazamento chega a aproximadamente 140 mil litros de água por hora, volume que poderia irrigar cerca de 100 hectares de plantações de manga e outras culturas dentro do perímetro irrigado.

De acordo com a Codevasf, está em fase final a análise de um pedido de aditivo solicitado pela empresa responsável pela obra. As novas comportas hidráulicas, consideradas essenciais para resolver o problema, já foram entregues em Guanambi e aguardam a autorização para instalação.

A expectativa é que, após a conclusão da análise técnica, os serviços sejam retomados para corrigir definitivamente o vazamento na estrutura.

Com capacidade total de 51 milhões de metros cúbicos, a barragem atualmente acumula cerca de 23,17 milhões de metros cúbicos de água, volume próximo de 50% da capacidade, após as chuvas registradas recentemente na região.

Fonte: Secretaria de Agricultura de Guanambi / Codevasf / COOPERC

Entre no nosso canal de WhatsApp e receba notícias em tempo real, Clique aqui

Inscreva-se em nosso canal no Youtube, Clique aqui

Comentários



    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Comentar