Desde o início da gestão do prefeito Nal Azevedo, a modernização da rede municipal de ensino tem sido uma prioridade. Em parceria com a secretária de educação Lajucy Donato, um dos principais compromissos assumidos foi a climatização de todas as salas de aula das 36 unidades educacionais do município.
Aparelhos de ar-condicionado já adquiridos
"Sabemos das altas temperaturas de Guanambi e o desconforto que uma sala com mais de trinta alunos sem ar-condicionado pode causar", destacou o prefeito. Para resolver essa questão, todos os aparelhos de climatização necessários já foram adquiridos.
70% das escolas climatizadas e meta de 100%
A secretária Lajucy Donato informou que 70% das escolas já estão climatizadas, mas o trabalho ainda não foi finalizado devido à necessidade de readequação elétrica em algumas unidades. "Muitas escolas dependem até da Coelba para a instalação de subestações de energia", explicou.
Aprimoramento das instalações elétricas
Segundo o engenheiro Leonardo Batista, a maioria das escolas apresentava defasagens elétricas, o que exigiu a ampliação da equipe de eletricistas para acelerar as obras. “Em alguns casos, elaboramos um projeto técnico para solicitar à Coelba a ampliação da carga elétrica", acrescentou.
Compromisso com o ambiente escolar adequado
Lajucy reforçou que, apesar dos trâmites burocráticos inerentes à administração pública, a secretaria tem se empenhado para concluir as adaptações. “Entendemos a importância de oferecer aos alunos e professores um ambiente escolar saudável e confortável, essencial para o desenvolvimento educacional," concluiu a secretária.
A previsão é de que, em breve, 100% das escolas municipais estejam climatizadas, proporcionando maior conforto e bem-estar para toda a comunidade escolar de Guanambi.
Comentários