Os consumidores baianos começam o ano de 2026 com aumento no preço do gás de cozinha. A partir de sexta-feira (2), o valor do botijão terá um reajuste médio de R$ 5,00 (reais), conforme informações divulgadas pelo Sindicato dos Revendedores de Gás do Estado da Bahia (Sinrevgas). A mudança entra em vigor após o feriado de Confraternização Universal, celebrado em 1º de janeiro.
De acordo o sindicato, o reajuste no Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) é resultado de dois fatores principais. O primeiro é a elevação da alíquota do ICMS, definida pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). A partir de janeiro de 2026, o imposto passou de R$ 1,39 para R$ 1,47 por quilo, o que representa um acréscimo aproximado de R$ 1,04 por botijão.
Outro fator apontado é o aumento no preço do gás fornecido pela Acelen, empresa responsável pela Refinaria de Mataripe, na Bahia. De acordo com o presidente do Sinrevgas, Robério Souza, houve reajuste de R$ 1,00 na origem e mais R$ 0,40 nas distribuidoras, totalizando R$ 1,40 em suprimentos, somados ao impacto do imposto. Além disso, o aumento dos custos trabalhistas também contribuiu para a elevação final repassada ao consumidor.
Em Salvador, os valores do botijão variavam, até o início da tarde desta quarta-feira (31), entre R$ 125 e R$ 165, segundo dados da plataforma Preço da Hora, que reúne informações de notas fiscais eletrônicas em todo o estado. O preço médio registrado foi de R$ 141.
Fontes: Sindicato dos Revendedores de Gás do Estado da Bahia (Sinrevgas) | Confaz
Comentários