INSS inicia biometria para novos pedidos e detalha quando aposentados farão o procedimento

Autenticação passa a valer para quem vai requerer benefício; aposentados só serão chamados futuramente, com aviso prévio e sem risco de bloqueio.

Foto: Reprodução.

A implementação da biometria no INSS já está valendo, mas, nesta fase inicial, é obrigatória apenas para quem vai solicitar aposentadoria, pensão ou qualquer novo benefício. Desde 21 de novembro, todos os pedidos passam a exigir autenticação biométrica como forma de reforçar a segurança no sistema e reduzir casos de fraude.

Para quem já está aposentado ou recebe pensão ou auxílio, nada muda agora. O INSS esclarece que não há necessidade de realizar qualquer procedimento imediato. Os pagamentos continuam sem alterações, e não haverá cortes automáticos por falta de biometria.

O governo determinou que a implantação ocorrerá de maneira escalonada. Em etapas futuras, os aposentados e demais beneficiários serão convocados a atualizar sua biometria, caso isso se torne necessário. Cada pessoa será comunicada com antecedência, junto de orientações para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O objetivo é evitar qualquer risco de interrupção do benefício.

Quem está dispensado de fazer biometria

A regulamentação define grupos que permanecem isentos da exigência enquanto o poder público não oferecer alternativas específicas. Estão liberados:

- Pessoas com 80 anos ou mais;

- Cidadãos com dificuldade comprovada de locomoção por motivos de saúde;

Migrantes, refugiados e apátridas;

Brasileiros que vivem no exterior.

Todos os demais deverão acompanhar as convocações oficiais para cumprir o procedimento no prazo, seja para solicitar um benefício novo, seja — futuramente — para atualizar a biometria, se for chamado.

O INSS reforça que o processo é gradual e que nenhum aposentado terá o benefício suspenso durante a fase de implantação.

Comentários



    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Comentar