Prefeitura de Guanambi antecipa limpeza da Lagoa de João Amaral para prevenir incêndios e proteger o meio ambiente

Várias máquinas e caçambas imprimiram um ritmo intenso nos trabalhos.

A Prefeitura de Guanambi, seguindo orientações da Secretaria de Meio Ambiente e de Infraestrutura, antecipou a limpeza da Lagoa de João Amaral na tarde desta quarta-feira (31). Essa ação visa prevenir incêndios na vegetação seca que poderiam atingir a rede de alta tensão, como já ocorreu em anos anteriores, além de promover o cuidado ambiental, aumentando a vazão e retirando entulhos e resíduos da área.

O Secretário de Meio Ambiente, Carlos Jackson (Loló), e o servidor Cláudio Malheiros acompanharam de perto a execução do serviço. Várias máquinas e caçambas foram empregadas, imprimindo um ritmo intenso nos trabalhos de limpeza.

Para reforçar a proteção da lagoa, serão instaladas câmeras de vídeomonitoramento nos acessos, com o objetivo de registrar e coibir o descarte irregular de resíduos. Além disso, placas grandes de advertência serão colocadas na área.

Quem for pego descartando entulhos ou resíduos no local enfrentará penalidades severas, conforme determinação da ação civil pública vigente na Justiça Federal e do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público Ambiental. As punições incluem prisão em flagrante, apreensão do veículo e aplicação de multa, de acordo com as legislações municipal, estadual e federal.

Comentários



    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Comentar