A confiança dos empresários da indústria brasileira apresentou uma pequena melhora em outubro, mas o setor segue em clima de pessimismo. Segundo o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), divulgado nesta segunda-feira (13) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o indicador subiu 1 ponto e atingiu 47,2 pontos — resultado ainda abaixo da linha dos 50 pontos, que separa confiança de falta de confiança.
Com esse resultado, a indústria acumula 10 meses consecutivos de pessimismo, desde janeiro, quando o índice passou a ficar abaixo do nível que indica otimismo.
De acordo com o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, ainda é cedo para falar em reversão do cenário. “O final do ano costuma ser mais favorável para a indústria e isso costuma se refletir nas expectativas. É possível que o Icei melhore, mas não que essa falta de confiança que vem desde o início do ano se reverta”, avaliou.
Componentes do índice
O Índice de Condições Atuais, que mede a percepção dos empresários sobre a situação presente das empresas e da economia, subiu 1,3 ponto, passando de 41,9 para 43,2 pontos. O aumento indica uma percepção menos negativa sobre o momento atual, mas ainda aponta que, para a maioria dos industriais, as condições atuais continuam piores do que há seis meses.
Já o Índice de Expectativas, que avalia a visão para os próximos seis meses, avançou 2,9 pontos, chegando a 49,1 pontos — a terceira alta consecutiva. O dado sugere que o pessimismo está diminuindo gradualmente, impulsionado por projeções menos desfavoráveis para a economia e maior otimismo em relação ao desempenho das próprias empresas.
A pesquisa, conduzida mensalmente pela CNI, ouviu 1.164 empresas industriais em todo o país entre 1º e 7 de outubro, sendo 458 de pequeno porte, 444 médias e 262 grandes.
O Icei é um importante termômetro da atividade econômica, pois antecipa tendências de investimento, produção e emprego no setor industrial, que tem papel central na recuperação da economia brasileira.
Link notícia: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2025-10/confianca-da-industria-sobe-mais-ainda-esta-na-linha-do-pessimismo
Fonte: Confederação Nacional da Indústria (CNI) / Agência Brasil
Comentários