
O Ministério da Educação (MEC) suspendeu por 120 dias o edital que previa a criação de novos cursos de Medicina em todo o país. O resultado preliminar, esperado para esta sexta-feira (10), foi adiado pela quarta vez. A medida foi publicada no Diário Oficial da União e assinada pelo ministro Camilo Santana.
Segundo o MEC, a suspensão tem “caráter técnico e temporário”, motivada pela necessidade de avaliar os impactos da expansão de vagas diante de decisões judiciais que autorizaram cursos e ampliações recentes. O edital, lançado em outubro de 2023, previa 5.700 novas vagas, com base em estudos que buscavam aproximar o Brasil dos índices da OCDE.
A pasta informou que, entre 2018 e 2022, a União recebeu mais de 360 decisões judiciais que resultaram em cerca de 60 mil vagas potenciais, alterando o cenário de planejamento. Por isso, o MEC e o Ministério da Saúde realizarão novos estudos técnicos sobre infraestrutura e campos de prática do SUS, buscando garantir formação médica de qualidade e expansão equilibrada.
Na Bahia, 36 instituições concorriam à abertura de cursos, com destaque para a Faculdade Católica de Medicina da Bahia, em Camaçari, além de propostas em Jequié, Maragogipe, Mucuri e Paripiranga.
Link para mais inforçãoes: https://www.correio24horas.com.br/asteriscao/mec-suspende-edital-que-cria-cursos-de-medicina-processos-judiciais-alteraram-cenario-1025
Fontes: Ministério da Educação / Diário Oficial da União / Correio
Comentários