Vacina 100% brasileira contra a covid avança para fase final de testes

Desenvolvida pela UFMG e Funed, a SpiN-TEC mostrou segurança e eficácia superiores à da Pfizer; expectativa é que chegue ao SUS até 2027.

Foto: Virgínia Muniz/CTVacinas.

O Brasil deu um passo decisivo rumo à produção de uma vacina 100% nacional contra a covid-19. O primeiro artigo científico sobre a SpiN-TEC, imunizante desenvolvido pelo Centro de Tecnologia de Vacinas (CT-Vacinas) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em parceria com a Fundação Ezequiel Dias (Funed), confirmou que o produto é seguro e eficaz.

Os resultados dos testes de segurança indicam que a vacina apresenta menos efeitos colaterais que a da Pfizer, segundo o coordenador do CT-Vacinas, Ricardo Gazzinelli. O imunizante utiliza uma estratégia de imunidade celular, que prepara o organismo para eliminar apenas as células infectadas, aumentando a proteção contra variantes do vírus.

O projeto recebeu R$ 140 milhões de investimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da RedeVírus e do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). A pesquisa contou com 36 voluntários na fase 1 e 320 na fase 2. Agora, os pesquisadores aguardam autorização da Anvisa para iniciar a fase 3, com 5,3 mil voluntários em todo o país.

De acordo com Gazzinelli, a SpiN-TEC representa um marco para a ciência brasileira, por ser idealizada, desenvolvida e testada no Brasil, reforçando a capacidade nacional em biotecnologia e inovação em saúde. Se todas as etapas forem concluídas com sucesso, a vacina deverá estar disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) até o início de 2027.

Além da covid-19, o CT-Vacinas também desenvolve imunizantes contra malária, leishmaniose, doença de Chagas e monkeypox, consolidando o Brasil como referência em pesquisa e desenvolvimento na área de saúde pública.

Fontes: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) / UFMG / Finep / Agência Brasil

Comentários



    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Comentar