Representantes da causa animal reuniram-se na tarde desta terça-feira (9) com o prefeito de Guanambi, Arnaldo Azevedo, para discutir ações e programas relacionados ao bem-estar animal na cidade. Durante o encontro, foram abordadas várias pautas importantes, como a instalação do Conselho de Bem-Estar Animal, o encaminhamento à Câmara de Vereadores do Projeto de Lei do Fundo Municipal do Bem-Estar Animal, cuja minuta já está em análise no jurídico da prefeitura, e a castração de cães e gatos conforme a Lei Municipal 900/2014.
Outras demandas discutidas incluíram a instalação de bebedouros e comedouros em pontos estratégicos da cidade, a celebração de convênios com clínicas particulares para atender emergências com animais em situação de rua e a reforma do canil municipal, com ampliação dos serviços oferecidos.
Após a apresentação das demandas pelo vereador Paulo Costa e a intervenção de diversos protetores, o prefeito comprometeu-se com a imediata instalação do Conselho Municipal de Bem-Estar Animal, incluindo a criação de uma sede com estrutura adequada. Além disso, o prefeito assegurou que o Projeto de Lei do Fundo Municipal de Bem-Estar Animal será incluído na primeira sessão legislativa.
Para facilitar a castração de cães e gatos, ação que será desenvolvida em parceria com a iniciativa privada, a prefeitura realizará o cadastramento dos protetores, que terão prioridade nesse procedimento. Sobre a reforma do canil, o prefeito informou que já existe um projeto em curso e que as sugestões apresentadas serão incorporadas. A intervenção será executada com mão de obra direta da prefeitura assim que o projeto for finalizado.
Além disso, a possibilidade de convênio com clínicas particulares e a aquisição de um veículo apropriado para o resgate ou socorro de animais de rua foram compromissos assumidos pelo prefeito, medidas que serão encaminhadas imediatamente, salvo a existência de vedações legais.
Ao final do evento, foi entregue um abaixo-assinado com centenas de assinaturas, pleiteando o apoio para a imediata instalação do Conselho Municipal de Bem-Estar Animal.
Comentários