Procuradora da mulher de Guanambi faz pedido de criação de Secretaria de Políticas Públicas para as mulheres ao prefeito Arnaldo Azevedo

Em seu pedido, a procuradora Míria Paes destacou a gravidade dos casos de violência contra a mulher na cidade, respaldada por estatísticas alarmantes dos órgãos NEAM, CRAM e 17º Batalhão de Polícia Militar.

Secretária de Assistência Social Carla Maria, vereadora procuradora da Mulher Míria Paes, prefeito Nal Azevedo, advogada Deboráh Marques, ativistas Neide Lu e Quésia Malheiros.

Hoje (12), às 18h, a vereadora procuradora da mulher da Câmara de Vereadores Míria Paes apresentou um importante pedido ao prefeito de Guanambi, Arnaldo Azevedo, solicitando a criação da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres do município. A reunião ocorreu no gabinete do prefeito na prefeitura de Guanambi. A vereadora convidou a secretária de assistência social Carla Maria, as ativista Quésia Malheiros e Neide Lu do Movimento do Luto à Luta e a advogada Deborah Marques que lutam pelo combate à violência contra a mulher. 

Em seu pedido, a procuradora Míria Paes destacou a gravidade dos casos de violência contra a mulher na cidade, respaldada por estatísticas alarmantes fornecidas pelo NEAM (Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher), pelo CRAM (Centro de Referência ao Atendimento da Mulher) e pelo 17º Batalhão de Guanambi. Esses dados evidenciam a necessidade urgente de uma secretaria dedicada exclusivamente às políticas públicas para as mulheres.

Estatísticas Apresentadas:

  • NEAM:

    • 327 ocorrências policiais e 268 medidas protetivas de urgência em um ano de funcionamento.
  • CRAM:

    • 2022: 238 atendimentos e 51 referenciamentos.
    • 2023 (até maio): 378 atendimentos e 71 referenciamentos.
  • 17º Batalhão de Guanambi:

    • 85% das ocorrências mensais são de violência doméstica.

Objetivos da Secretaria:

  1. Promover a igualdade entre homens e mulheres.
  2. Combater todas as formas de preconceito e discriminação.
  3. Implementar políticas de trabalho e autonomia econômica para as mulheres.
  4. Enfrentar a violência contra as mulheres.
  5. Desenvolver programas e ações em saúde, educação, cultura, participação política, igualdade de gênero e diversidade.
Vereadora procuradora da Mulher de Guanambi Míria Paes e prefeito Nal Azevedo.

Resposta do prefeito:

O prefeito Arnaldo Azevedo, em resposta ao pedido, após verificar as fontes que manterão a secretaria em funcionamentos, afirmou que incluirá a criação da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres em seu plano de governo, a ser implementada caso seja reeleito nas próximas eleições municipais.

Compromisso com a causa desde 2023:

Desde 19 de maio de 2023 que a vereadora procuradora Míria Paes, fez indicação na Câmara de Vereadores para a criação da SPPM para criação no município de Guanambi. Conhecida por sua sensibilidade e atuação em causas sociais, reforçou seu compromisso com o bem-estar e proteção das mulheres de Guanambi. Ela se colocou à disposição para colaborar na criação e desenvolvimento da secretaria, visando uma atuação mais eficiente e transformadora na cidade.

Este passo representa um avanço significativo na luta pela igualdade de gênero e na proteção dos direitos das mulheres em Guanambi. A comunidade aguarda com expectativa a concretização dessa importante iniciativa.

Comentários



    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Comentar