"Projeto Geração" beneficia turismo comunitário na Bahia

Foto: Ascom Setur/BA.

A formação de mais de mil agentes de turismo cultural e criativo em comunidades tradicionais da Bahia foi anunciada nesta quarta-feira (3), no auditório do Conselho Estadual de Educação, em Salvador. Parte do projeto Geração, a iniciativa é uma parceria entre o Ministério do Trabalho, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O curso começará em setembro, com duração de quatro meses e carga horária de 200 horas.

"Vamos capacitar 3 mil pessoas em 14 estados, sendo a Bahia a maior beneficiada. A ideia é aproximar a qualificação profissional de uma atividade com grande potencial de geração de emprego e renda, que é o turismo", destacou Magno Lavigne, secretário de Qualificação, Emprego e Renda do Ministério do Trabalho.

"Esse projeto é crucial para a qualificação de jovens em situação de vulnerabilidade, proporcionando oportunidades no mercado de trabalho. Iniciativas como esta reforçam nossa atuação no comitê de turismo de base comunitária da Bahia, que visa fortalecer e fomentar o segmento", afirmou Giulliana Brito, chefe de gabinete da Setur-BA.

A Setur-BA será fundamental na seleção dos municípios e indicação das comunidades, além da construção do material didático, conforme ressaltou Paulo Gabriel Nacif, coordenador Geral do Observatório Nacional da Inclusão e Diversidade da Educação/UFRB.

Ananias Viana, coordenador do Quilombo Kaonge, que integra a Rota da Liberdade em Cachoeira, completou: "Essa iniciativa fortalece a educação na zona rural, onde o turismo comunitário contempla os saberes e fazeres das comunidades e a questão ambiental."

Comentários



    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Comentar