Uesb aprova novo curso de Gestão Pública na modalidade EaD com previsão de início em 2026

Curso tecnólogo terá 150 vagas em seis polos da Bahia e buscará formar profissionais aptos a atuar na gestão pública com foco no desenvolvimento social e regional.

Foto: Divulgação.

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) aprovou a criação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, que será ofertado na modalidade Educação a Distância (EaD). A nova graduação será vinculada ao Departamento de Ciências Sociais Aplicadas e ao Centro de Educação Aberta e a Distância (Cead), com oferta em sistema especial, por meio do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), ligado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Com previsão de início para o primeiro semestre de 2026, o curso será oferecido em nível tecnólogo, com duração mais curta e foco prático. Ao todo, serão disponibilizadas 150 vagas distribuídas entre seis polos presenciais: Brumado, Ilhéus, Itapetinga, Jacaraci, Macaúbas e Ipiaú. O edital de seleção está previsto para ser publicado em agosto de 2025.

De acordo com o professor José Carlos Oliveira, coordenador geral do Cead, o objetivo da nova graduação é contribuir com o aperfeiçoamento da gestão pública por meio de uma formação técnica e alinhada às demandas sociais. “A oferta é pensada considerando que o desenvolvimento de uma nação justa e igualitária requer uma gestão pública capaz de alinhar os recursos disponíveis às prioridades”, destacou Oliveira. Ele ressaltou ainda que os profissionais formados estarão aptos a diagnosticar cenários políticos, econômicos, sociais e legais, além de planejar, implementar, supervisionar e avaliar projetos e programas de políticas públicas com foco no desenvolvimento local e regional.

Para o professor Reginaldo Pereira, pró-reitor de Graduação da Uesb, a criação do curso reforça o compromisso da Universidade com a democratização do acesso ao Ensino Superior. “Ainda temos diversas localidades onde o acesso à Educação Superior é restrito”, afirmou. Segundo ele, a EaD tem papel fundamental ao atingir públicos que não têm acesso ao ensino presencial, especialmente em regiões com oferta limitada de cursos.

A Uesb oferta cursos na modalidade EaD desde 2006. Até 2024, já foram disponibilizadas cerca de 6.500 vagas em cinco cursos de licenciatura e sete de especialização. Atualmente, o Cead mantém cinco cursos de graduação – Pedagogia, Física, Matemática, Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas – e oito cursos de especialização, atendendo mais de 3.200 estudantes.

Segundo José Carlos, a Universidade tem investido continuamente na melhoria da estrutura da EaD. “A Uesb busca melhorias nas estruturas físicas, tecnológicas e de conectividade, de modo a permitir a qualidade dos cursos já ofertados e das novas ofertas de cursos conveniados”, afirmou. Além disso, ações como oficinas e atividades de formação têm sido promovidas para fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão nessa modalidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Uesb www.uesb.br

Comentários



    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Comentar