Mercado livre de energia pode reduzir conta de luz a partir de 2027

Abertura gradual permitirá que pequenos comércios e, posteriormente, consumidores residenciais escolham fornecedores e negociem contratos de energia.

Foto: Marinha do Brasil/ via Wikimedia.

A abertura do mercado livre de energia deve ampliar a concorrência no setor elétrico e permitir que mais brasileiros escolham de quem comprar eletricidade. Pequenos comércios poderão aderir ao modelo a partir de novembro de 2027, enquanto consumidores residenciais terão acesso previsto até novembro de 2028.

No mercado livre, o consumidor pode negociar condições, preços e contratos diretamente com fornecedores. A distribuição física, porém, continua sob responsabilidade da concessionária local, que mantém postes, fiação e demais estruturas da rede.

O Nordeste deve ganhar destaque nesse processo por concentrar grande parte da geração de energia solar e eólica do país. Em 2025, cerca de 3,5 mil novos consumidores da região ingressaram no ambiente de contratação livre.

Atualmente, o mercado livre já reúne mais de 90 mil empresas e consumidores, respondendo por aproximadamente 45,8% do consumo nacional de eletricidade, segundo dados do setor.

Apesar da possibilidade de redução dos custos, a economia não é garantida para todos os consumidores. No modelo livre, os valores dependem de fatores como prazo contratual, volume de energia e condições negociadas. Além disso, a cobrança pelo uso da rede de distribuição permanece.

A orientação para quem pretende migrar é avaliar cuidadosamente os contratos, tarifas e demais regras estabelecidas pelos órgãos reguladores. Consumidores que possuem sistemas de geração solar também devem analisar os custos e condições antes de optar pela mudança.

A expansão do mercado livre representa uma transformação importante no setor elétrico brasileiro, mas a escolha do fornecedor deverá ser acompanhada de planejamento para que a possível economia seja efetivamente vantajosa.

Fontes: Ministério de Minas e Energia (MME), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e Empresa de Pesquisa Energética (EPE)

Entre no nosso canal de WhatsApp e receba notícias em tempo real, Clique aqui

Inscreva-se em nosso canal no Youtube, Clique aqui

 

Comentários



    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Comentar