Pesquisa aponta avanço no conhecimento sobre vacina contra VSR entre gestantes

Levantamento nacional mostra aumento na conscientização sobre bronquiolite e imunização durante a gravidez, mas ainda identifica dúvidas entre as futuras mães.

Foto: © Divulgação/Fiocruz.

O conhecimento das gestantes brasileiras sobre o vírus sincicial respiratório (VSR), causador de infecções como a bronquiolite, avançou desde 2024. Pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos-Ipec, com 530 mulheres de 18 a 45 anos, aponta que o percentual de entrevistadas que conhecem ou já ouviram falar do vírus passou de 58% para 70%. Apesar dos avanços, persistem dúvidas sobre prevenção e vacinação durante a gravidez.

O levantamento revela que 79% das participantes ainda apresentam pelo menos uma informação equivocada sobre o assunto. A bronquiolite é apontada como uma das doenças infecciosas que mais preocupam as gestantes, sendo mencionada por 60% das entrevistadas, contra 40% em 2024.

Também houve crescimento no conhecimento sobre o calendário vacinal específico para gestantes, passando de 58% para 72%. Além disso, 88% afirmaram ter recebido recomendação médica para se vacinar durante a gravidez, ante 77% na pesquisa anterior.

Apesar disso, 31% ainda desconhecem que algumas vacinas aplicadas durante a gestação ajudam a proteger o bebê. A imunização contra o VSR foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) em dezembro de 2025, após autorização no Brasil em 2024.

Os resultados reforçam a importância da orientação durante o pré-natal para ampliar o acesso à informação e à vacinação. A imunização materna é uma estratégia de proteção dos bebês contra complicações respiratórias, especialmente a bronquiolite, que pode exigir internação hospitalar.

Fontes: Instituto Ipsos-Ipec, Pfizer

Entre no nosso canal de WhatsApp e receba notícias em tempo real, Clique aqui

Inscreva-se em nosso canal no Youtube, Clique aqui

Comentários



    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Comentar