Poucos dias após as eleições de 4 de outubro, a disputa pela Presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) já começa a movimentar os bastidores políticos do estado. A eleição da Mesa Diretora para o próximo biênio ocorrerá em 2027, e a atual presidente, Ivana Bastos (PSD), aparece entre os nomes cotados para permanecer no comando da Casa.
Ivana foi reeleita para o quinto mandato e terminou a eleição de 2026 como a deputada estadual mais votada da Bahia, com 203.202 votos. O resultado também superou sua própria marca de 2022, quando recebeu 118.417 votos.
Atualmente, Ivana ocupa a Presidência da Alba desde março de 2025. A estrutura oficial da Assembleia confirma que o mandato da atual Mesa Diretora se estende até fevereiro de 2027.
Nos bastidores, segundo informações, também existe articulação em torno de um nome de consenso para comandar a Casa a partir de 2027. A discussão envolve parlamentares de diferentes correntes políticas e considera a composição da nova Assembleia.
Um dos nomes mencionados é o de Niltinho (PSD), que foi reeleito para a próxima legislatura. O parlamentar já havia sido citado em disputas anteriores pela Presidência da Alba.
Outro possível candidato é Kleber Rosa (PSOL). A eventual candidatura dependeria da decisão do partido de manter uma representação independente na disputa pela Mesa Diretora.
As movimentações, contudo, ainda estão em fase inicial, e não há definição sobre a composição da próxima Mesa Diretora.
Além da discussão sobre a Presidência da Alba, o resultado eleitoral fortaleceu a posição de Ivana Bastos no cenário legislativo baiano. Com 203.202 votos, ela foi novamente a candidata mais votada para deputada estadual no estado.
Após a eleição, a parlamentar publicou uma mensagem nas redes sociais na qual atribuiu a votação ao trabalho coletivo desenvolvido ao longo dos últimos anos e afirmou que pretende honrar a confiança recebida dos eleitores.
A nova composição da Assembleia Legislativa da Bahia contará com 63 deputados estaduais a partir de 2027, com mudanças na composição das bancadas e a chegada de novos parlamentares.
Embora nomes já sejam mencionados nos bastidores, a eleição para a Presidência da Alba ainda não está oficialmente definida. As articulações deverão avançar nos próximos meses, com possíveis negociações entre as bancadas para a formação da próxima Mesa Diretora.
Até o momento, conforme o material divulgado, Niltinho afirmou que seu foco atual está na eleição presidencial de segundo turno. Ivana Bastos não havia se manifestado sobre as articulações até a publicação da reportagem original.
Fonte: Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA)
Entre no nosso canal de WhatsApp e receba notícias em tempo real, Clique aqui
Inscreva-se em nosso canal no Youtube, Clique aqui
Comentários