O impacto das práticas meditativas na saúde integral do ser humano

Vanessa Inah explica que há muitas crenças envolvidas acerca da meditação que muitas vezes dificultam as pessoas de praticar algo que gera muitos benefícios. Ela disse que falar de meditação é falar de uma expressão polissêmica.

Neide Lu, jornalista, Vanessa Inah, professora de yoga e Lázaro Ramon, professor de meditação.

As práticas meditativas têm ganhado crescente reconhecimento por seu impacto positivo na saúde integral, abrangendo benefícios para o corpo, a mente e o espírito. A meditação, uma prática ancestral presente em diversas culturas e tradições, oferece uma abordagem holística para o bem-estar, indo além do alívio do estresse. Foi para abordar este assunto que recebemos no Fala Você Notícias desta quinta-feira (01) Vanessa Inah, professora de Ioga, e Lázaro Ramon, professor de meditação.

A importância da informação correta

Vanessa Inah explica que há muitas crenças envolvidas acerca da meditação que muitas vezes dificultam as pessoas de praticar algo que gera muitos benefícios. Ela disse que falar de meditação é falar de uma expressão polissêmica; é preciso que haja acesso à informação para que as pessoas compreendam o que é a meditação e se abram para esta possibilidade.

Ela cita que, quando se fala em meditação, as pessoas imaginam um monge meditando com uma pose de pernas cruzadas na posição de lótus. No final da década de 60, com os The Beatles, a meditação se popularizou um pouco mais.

Definição e benefícios da meditação

Vanessa Inah define a meditação como um estado da mente em que se reduz a quantidade de pensamentos, não deixando de pensar, mas pensando de forma focada, o que reduz o excesso de pensamentos que gera estresse e ansiedade. As práticas meditativas conduzem à interiorização, a olhar para dentro, e de fato a meditação tem um efeito fisiológico. Hoje em dia, há muitos estudos robustos que mostram os benefícios desta prática e o quanto isso influencia a fisiologia. É algo que se trata de uma habilidade, e como qualquer habilidade, é preciso treinar, vivenciar e experienciar.

Efeitos fisiológicos e funcionalidade do organismo

Inah disse que a prática meditativa tem um efeito na nossa funcionalidade, na forma como o nosso organismo executa suas funções. Por vivermos em um contexto de muita informação, vamos perdendo a capacidade contemplativa e de estar presente. Quando mudamos o foco e trazemos a consciência para o momento presente, isso já gera efeitos no nosso organismo. O ser humano começa a regular o organismo; por exemplo, antes da prática do Yoga, a pessoa chega geralmente muito agitada, com muitos estímulos e pensamentos. A partir do momento em que ela inicia a prática do Yoga, começa a perceber o próprio corpo, a própria respiração e como está se sentindo. Com isso, naturalmente o organismo começa a responder. Estas práticas influenciam de forma positiva na pressão arterial, reduzindo a frequência cardíaca e os níveis de hormônios do estresse.

Respostas ao estresse e relaxamento

Vanessa Inah disse que, da mesma maneira que o nosso corpo responde ao estresse, nosso organismo também responde ao relaxamento. Isso é algo referente ao equilíbrio e às condições ideais para o nosso organismo, corpo e mente funcionarem de forma plena e adequada, permitindo ao organismo se recuperar dos impactos recebidos ao longo do dia.

Neide Lu jornalista, Vanessa Inah professora de yoga e Lázaro Ramon, professor de meditação.

Benefícios para doenças neurológicas

Lázaro Ramon disse que as práticas meditativas são benéficas para quem tem perda neurológica e neurodegenerativa, tendo um efeito cumulativo, inclusive em pessoas que têm Alzheimer e Parkinson. Ele esclarece que a meditação é muito mais uma vacina do que um remédio para todas essas doenças neurológicas. O ideal é que a pessoa comece a praticar quando está bem. Mas se a pessoa tiver algum problema emocional, ela também pode realizar as práticas meditativas. A meditação ajuda a diminuir a atividade do sistema nervoso durante qualquer momento da vida, inclusive nos momentos mais difíceis. O Mindfulness foi desenvolvido para pessoas que estão passando por momentos difíceis. Quando a pessoa utiliza as práticas meditativas ao longo da vida, ao chegar em um momento difícil, consegue diminuir a experiência dolorosa.

Meditação como prevenção e estilo de vida

Vanessa Inah cita que a meditação tem um aspecto preventivo. E para o indivíduo que desperta o interesse em se conhecer mais, não basta meditar, mas adotar um estilo de vida saudável. São práticas que levam a uma visão de integralidade, cuidando-se ao se alimentar bem e praticar exercício físico. Adotar hábitos que compõem um estilo de vida mais saudável. Além disso, existem muitas crenças que dificultam a adesão das pessoas a estas práticas, como a associação a práticas religiosas e a ideia de que meditar é não pensar em nada. Ela cita que pensar em não pensar gera um desconforto muito grande e que, na verdade, não é o objetivo, mas sim a desaceleração, que ajuda a regular o sistema nervoso e o próprio organismo. São fatores que influenciam a relação com o mundo, a maneira como a pessoa está no mundo, se comporta e se relaciona com as pessoas.

Introdução à meditação para crianças

Vanessa Inah cita que, a partir dos 4 anos de idade, já é possível introduzir algumas práticas meditativas, desde que se utilize uma linguagem adequada e se respeite a fase do desenvolvimento do indivíduo.

Importância da frequência na prática meditativa

Lázaro Ramon explica que o mais importante na meditação é a frequência. Os estudos mais recentes demonstram que a partir de 10 minutos por dia a pessoa já tem benefícios cumulativos que irão permanecer ao longo de toda a vida. Mas a frequência é o mais importante e deve ser feita todos os dias.

Futuro da meditação

Sobre como eles veem o papel da meditação evoluindo nos próximos anos, é perceber que as empresas, as escolas e diversos espaços consigam ter acesso a este conhecimento e de fato trazer para suas realidades estas práticas, com o alcance do conhecimento das práticas meditativas para o maior número de pessoas e espaços diversos.

Para Lázaro Ramon, o futuro da meditação dentro dos ambientes e das instituições começa nas escolas. Ele citou que tem um projeto chamado “Meditação para Todos”, que tem o objetivo de trabalhar com professores. O que é plantado nas crianças, e quanto mais cedo for plantado, uma informação, um conhecimento, uma forma de ver, aquilo vai crescer com elas, se edificando e fortalecendo à medida que se tornam adultos.

Por fim, Vanessa e Lázaro, informaram que estão realizando um Retiro de meditação nos dias 13, 14 e 15 de setembro, com práticas de yoga, meditação, Tai chi chuan e diversas vivências profundas e inspiradoras pra alma, no Sítio Bom Jardim, estrada de Guanambi/Caetité. Os interessados acessar Instagram: @vanessainah.

Clique no vídeo abaixo e assista à entrevista completa com Vanessa Inah e Lázaro Ramon sobre os benefícios das práticas meditativas para a saúde integral!

Comentários



    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Comentar