FETRAMEB e SISPUMUR cobram cumprimento de acordos e transparência da Prefeitura de Guanambi nas negociações salariais

Sindicatos cobram cumprimento de acordos, manutenção de direitos e propõem TAC ao Ministério Público para garantir transparência nas negociações com a Prefeitura de Guanambi.

Neide Lu, Elisia Ramos, e Raimundo Calixto.

Em entrevista ao Fala Você Notícias nesta quarta (05), o presidente da FETRAMEB, Raimundo Calixto, e a vice-presidente do SISPUMUR, Elisia Ramos, falaram sobre os desdobramentos da reunião entre representantes do funcionalismo público municipal e a Prefeitura de Guanambi, ocorrida nesta terça (04).

Segundo Calixto, o principal objetivo do encontro foi cobrar o cumprimento de acordos firmados anteriormente e que ainda não foram honrados pela gestão. “O movimento alcançou o objetivo de fazer com que a prefeitura se comprometesse novamente a pagar o que foi acordado há meses e não foi cumprido”, afirmou.

Durante a reunião, a prefeitura — representada pelo secretário de Administração — assumiu o compromisso de pagar o reajuste de 4,83%, referente a janeiro de 2024, além da reposição da inflação deste ano, ambos com previsão de pagamento a partir de janeiro de 2026. As diferenças salariais acumuladas deverão ser negociadas para quitação nos primeiros meses do próximo ano.

Apesar do avanço, a categoria mantém-se desconfiada. “A prefeitura já prometeu antes e não cumpriu. Por isso, os servidores continuam mobilizados e em estado de alerta”, destacou Calixto, informando que uma nova reunião com o prefeito foi agendada para o dia 13 de novembro, às 15h, quando será discutida a contraproposta dos servidores de 7,5% de reajuste.

Elisa e Raimundo Calixto.

Entre os pontos debatidos também estão a retirada de insalubridade de alguns servidores, a criação de uma gratificação noturna para evitar perdas salariais e o pagamento dos 2% de progressão funcional que ainda não foi regularizado.

A vice-presidente do SISPUMUR, Elisia Ramos, ressaltou que o sindicato propôs firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a mediação do Ministério Público, para garantir que os compromissos firmados sejam efetivamente cumpridos. “A categoria não quer mais promessas. Quer segurança jurídica e respeito aos direitos trabalhistas”, afirmou.

Calixto aproveitou para alertar sobre o impacto da Reforma Administrativa em discussão no Congresso Nacional. “A prefeitura parece querer se antecipar à reforma, que retira direitos históricos dos servidores. Precisamos estar atentos e lutar para que isso não aconteça”, defendeu.

A entrevista completa com Raimundo Calixto e Elisia está disponível no canal do YouTube “Neide Lu Fala Você Notícias”. Assista e entenda os detalhes das negociações entre SISPUMUR e Prefeitura de Guanambi.

Comentários



    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Comentar